comitium

Já conheces o sistema de deteção de acidentes da ABUS?

Neste artigo mostramos o que é o sistema ABUS QUIN e como funciona.

Já conheces o sistema de deteção de acidentes da ABUS?
Já conheces o sistema de deteção de acidentes da ABUS?

Se existe uma palavra que possa descrever a ABUS, é sem dúvida a segurança. Desde que a marca começou a produzir capacetes, as melhorias passaram a fazer parte do seu dia a dia e todos os desenvolvimentos tiveram como pilar fundamental a segurança. Agora, a ABUS dá um passo muito importante, lançando a tecnologia QUIN. 

A ABUS QUIN é, no fundo, um sistema de deteção de acidentes, que foi desenhado para solicitar ajuda em qualquer localização. O sistema QUIN tem tudo o que é preciso para garantir precisão e eficiência, além disso, consegue proporcionar estas características quase sem adicionar peso ao capacete. Pesa 5 gramas e o seu chip é impermeável, estando localizado estrategicamente na parte posterior do capacete, para que não prejudique o conforto, a aerodinâmica e para que não se note a sua presença. 

abus sistema quin
 

COMO É QUE FUNCIONA O CHIP ABUS QUIN?

chip ABUS QUIN alberga cinco sensores de impacto que avaliam constantemente possíveis pancadas quando estamos a usar o capacete. É conectado ao nosso Smartphone através de Bluetooth 5.0, que garante um raio de transmissão estável de 20 metros, emparelhando de forma automática com o telemóvel. Por isso, basta termos ativado o sistema Bluetooth para podermos pedalar despreocupados. 

Além disso, o chip reconhece quando fazemos uma pausa e quando deixamos de pedalar 5 minutos, entrando no modo de poupança da bateria. A autonomia da bateria dá para várias saídas, e cada carga demora 4 horas a ser executada, usando para tal uma porta micro USB. 

COMO É QUE SE USA O ABUS QUIN?

O ABUS QUIN está instalado em vários capacetes da marca, desde o polivalente Aventor até ao modelo de Enduro Montrailer, bem como em outros modelos, como o Viantor ou o Moventor, e a sua utilização é muito simples. 

Aventor viantor moventor montrailer abus incluiu o chip quin em diferentes modelos da sua gama
 

Ligar este sistema é facílimo. Basta tocar nele para que o chip "desperte" e emparelhe automaticamente com o telemóvel através da app QUIN da ABUS. Se durante a volta de bicicleta algo acontecer ao utilizador, este poderá ser facilmente encontrado. Este sistema foi desenvolvido para evitar "falsos alarmes" produzidos por pequenos toques ou sacudidelas fortes no capacete (por exemplo, quando entra uma abelha no interior do mesmo e o tiramos da cabeça para tentar que a abelha saia). 

abus detalhe 2
 

Esta fiabilidade é conseguida através da forma como o chip e a app QUIN comunicam, formando uma unidade integrada que compara dados constantemente durante a utilização. Isto permite identificar qualquer possível acidente e descartar um toque acidental no capacete que possa originar um falso alarme. 

O QUE É QUE ACONTECE SE TIVERMOS UM ACIDENTE?

Obviamente, é algo que nunca queremos que aconteça, mas se acontecer, o sensor deteta e inicia uma contagem de 5, 10 ou 15 segundos (nós é que escolhemos) que permite interromper o lançamento do pedido de SOS, caso a queda não tenha tido grandes consequências, ou se não precisarmos de ajuda. 

abus detalhe 3
 

Se não pararmos a contagem, o sistema enviará uma mensagem aos nossos contatos de emergência. É possível configurar até 3 contatos de emergência na aplicação, e é possível personalizar a mensagem de aviso.

abus detalhe 4
 

RICHIE SCHLEY EXPLICA-NOS AS MAIS VALIAS DESTE SISTEMA

Se és leitor da revista BIKE, certamente já conheces o Richie Schley. Ele é um aventureiro, percorrendo os locais mais inóspitos do mundo sempre a bordo da sua bicicleta, pedalando muitas vezes em locais isolados e em zonas muito técnicas. Neste vídeo, ele explica-nos o que é o sistema QUIN e como é que afeta positivamente a sua liberdade de andar de bicicleta. 

abus detalhe 44
 

"Gosto de ter a certeza de que alguém sabe onde estou e que possa encontrar-me, caso algo corra mal". Richie Schley, lenda do freeride.

 

Podes conhecer toda a gama de capacetes ABUS no seu site oficial

Arquivado em:

KASK apresenta o polivalente Wasabi, um capacete para qualquer disciplina e condição climatérica

Relacionado

KASK apresenta o polivalente Wasabi, um capacete para qualquer disciplina e condição climatérica

Eis o novo capacete Lazer Sphere

Relacionado

Eis o novo capacete Lazer Sphere

Align II: o novo capacete acessível da Specialized com Mips

Relacionado

Align II: o novo capacete acessível da Specialized com Mips

Os melhores videos