Há cerca de um ano assistimos ao lançamento da Trance X E+, a bicicleta de Trail da Giant com pedalada assistida e que se destaca pela sua grande polivalência e curso das suspensões. Agora, chegou a vez de falarmos do apelido Advanced na Trance X E +, ou seja, a chegada dos quadros de fibra de carbono à gama. Mas as novidades não ficam por aqui...

NOVO MOTOR MAIS POTENTE E COMPACTO
A Giant continua a utilizar o SyncDrive Pro desenvolvido em conjunto com a Yamaha na Trance E +, mas agora trata-se de uma versão melhorada face à anterior, passando a ter um torque de 80 a 85 Nm, permitindo uma pedalada mais energética, inclusive quando pedalamos com cadências baixas.

Traduzido em números, significa que consegue ajudar a empurrar os cranques quatro vezes com mais força (em termos de potência) do que se formos somente nós a aplicar a potência na pedalada, um apoio notável face aos 350% de apoio máximo proporcionado pelo motor anterior.

Para determinar qual é o input e o output do motor e a sua gestão de torque, conta com seis sensores que comunicam com a central. A resposta é imediata, independentemente das flutuações da nossa cadência e força de pedalada. Juntamente com a informação da velocidade e a rotação do motor obtém-se uma assistência que não é exageradamente rápida, mas sim progressiva e suave, para proporcionar uma pedalada natural, sem esticões nem sensações bruscas.

De facto, conta com a opção de assistência Smart Assist na qual o próprio sistema determina o nivel de assistência que se requer em cada momento, de modo completamente automático, partindo da informação dos seus algoritmos. Assim, o motor é mais eficiente e não desperdiça energia, maximizando a autonomia.

Em termos de construção, este motor é menos volumoso do que o SyncDrive anterior, com um Q-Factor muito estreito e é também mais leve (pesa 2,7 kg). Além disso, é menos ruidoso.

A nossa interação com o motor é realizada através de um novo comando mais minimalista, simples de usar e intuitivo, o RideControl Ergo 3. Trata-se de um comando com botão triplo que se integra na perfeição com a anatomia do punho e com o guiador da bicicleta. Os botões são facilmente acessíveis com o dedo polegar, criando um posto de comando limpo e sem distrações. Graças ao seu formato, é possível montá-lo em qualquer dos lados do guiador e é compatível com os manípulos dos espigões telescópicos do tipo 1X e também com a maioria das manetes de mudanças.

E se quisermos, podemos instalar um segundo comando no lado oposto do guiador, de forma a que num dos comandos controlemos os modos de assistência (modo Walk Assist incluído) e no outro tenhamos a informação do Display e as luzes (se as quisermos instalar).
Tudo é personalizável através da aplicação RideControl da Giant, graças à conetividade ANT+ do sistema.

Outra das novidades do novo sistema eletrónico é a incorporação do RideControl Go, um tipo de Display que nos indica através de LED o estado da carga da bateria e o modo de assistência no qual estamos a pedalar. Assim, podemos prescindir dos ecrãs tradicionais e da sua cablagem.

As baterias EnergyPak Smart utilizadas por todos os modelos Trance X Advanced E + têm uma capacidade de 625 Wh, com a possibilidade de aumentar 250 Wh graças à criação de uma segunda bateria adicional, o Range Extender, que podemos adquirir em separado. Em termos de autonomia total, chega aos 875 Wh, um valor difícil de igualar.
MENOS 2 KG
Este modelo está disponível exclusivamente com rodas de 29 polegadas e a chegada do quadro em carbono desempenha não só um papel estético importante, mas também implica uma redução de peso (2 kg), o que contribui para uma maior autonomia das baterias, além da agilidade global da bicicleta.

O triângulo dianteiro é construído através de um processo manual que a Giant denominou de Modified Monocoque Construction, o qual permite dar forma a esta zona tão importante, reforçando-a. O triângulo é fabricado numa só peça, para otimizar a relação peso/rigidez.

O quadro também é construído com os mesmos materiais exóticos no triângulo traseiro. O curso das suspensões mantém-se o mesmo das versões Trance X E + de alumínio, com 140 mm de curso na traseira (com o sistema de amortecimento Maestro) e 150 mm na dianteira.

Junto ao amortecedor traseiro está alojado um Flip Chip na união entre as escoras e o link, para poder optar entre um comportamento mais ágil em baixas velocidades ou mais lançado e focado nas altas velocidades.

Ou seja, na posição mais lançada tem uma direção com 65,8º, um tubo de selim inclinado (76º) e um Reach de 457 mm, além de um comprimento entre eixos de 1.239 mm. Invertendo a posição do Flip Chip, modificamos estas medidas: 66,5º, 76,7º, 462 e 1.237 mm.

3 MONTAGENS
A nova Trance X Advanced E + está à venda em três montagens: 0, 1 e 2, todas com o mesmo quadro, motor e capacidade de bateria, as quais complementam os 4 modelos existentes com quadro em alumínio e o motor SyncDrive apresentado há cerca de um ano.

Seguindo a mesma fórmula usada na Anthem Advanced Pro 29 recentemente apresentada, tanto o modelo topo de gama como o imediatamente a seguir na hierarquia, incluem de série suspensões com o Live Valve da Fox com bloqueios automáticos e eletrónicos.
Todos os modelos incluem suspensões Fox 36, rodas de 29 polegadas com aros de 30 mm de largura interna e pneus 2.6* Maxxis Assegai e Dissector, com carcaça EXO+ reforçada no traseiro. Além disso, os travões de disco têm 4 pistões e discos de 203 mm.

Trance X Advanced E+ 0. 8.549 €
Suspensão Fox 36 Factory Live Valve. Amortecedor Fox X Factory Live Valve.Transmissão Shimano XT. Travões Shimano XT. Rodas Giant e-TRX 29.

Trance X Advanced E+ 1. 7.399 €
Suspensão Fox 36 Factory Live Valve. Amortecedor Fox X Factory Live Valve. Transmissão Shimano XT. Travões Shimano Deore. Rodas Giant AM 29.

Trance X Advanced E+ 2. 6.499 €
Suspensão Fox 36 Float Performance. Amortecedor Fox DPS Performance. Transmissão Shimano SLX/Deore. Travões Shimano Deore. Rodas Giant AM 29.
Poderás obter mais informações em Giant Bicycles.