Guardámos este segredo desde meados do mês passado, quando fomos à Califórnia (mais precisamente a Scotts Valley) conhecer a nova suspensão superleve para XC e XCM.
A primeira coisa que salta à vista é a sua configuração com arco invertido, uma solução que a torna especialmente rígida e, ao mesmo tempo, reduz o peso total. Essa redução pode chegar aos 100 gramas nas versões topo de gama da 32 SC.
Pesa 1.285 gramas e o mais impressionante é o facto de a rigidez ter aumentado 40%. O peso também reduziu devido ao novo cartucho Grip SL, ao eixo Kabolt SL e à nova guia da mangueira do travão dianteiro.
CURSO DE 100 MM
A nova 32 SC tem 100 mm de curso e não existe nenhuma alternativa de 120. A marca considera que esta suspensão se destina aos puristas do XCO e das maratonas que procuram a máxima leveza e um comportamento otimizado em competição. Obviamente, para provas de XCO mais técnicas, a Fox SC 34 é a solução perfeita, mas nas maratonas, os atletas procuram algo diferente, mais leve, mas sem que a rigidez prejudique, e é nesse campo que a 32 SC assenta que nem uma luva. Esta suspensão tem um novo cartucho, o Grip SL, com um sistema totalmente remodelado que não deriva do anterior Fit 4. Tem 3 posições pré-determinadas controladas através do botão azul localizado no topo da perna direita, ou através de um comando remoto no guiador.
A posição intermédia, denominada ProPedal, é ideal para pedalar, com um controlo da compressão que minimiza as oscilações involuntárias. A posição mais firme é ideal para sprints ou zonas sem buracos, mas possui um sistema que alivia a pressão quando somos surpreendidos por um desnível no terreno. Quanto à posição mais suave, é ideal para os terrenos mais irregulares e descidas técnicas. Entre a primeira e a terceira posição há uma amplitude de 140º. Este cartucho não só está presente nas levíssimas 32 SC, como também nas 32 TC e nas novas 34 SC.
A FOX volta a surpreender o mundo com esta nova versão desenvolvida para puristas do cross country e maratonistas que querem exclusividade, fiabilidade, muita rigidez e um desempenho emblemático. Esperamos ter acesso em breve a uma das novas versões e assim que possível publicaremos o teste na revista BIKE.
Lembramos que a FOX é distribuída no nosso país pela Bicimax.