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Como funciona a tecnologia GENIE da Specialized?

A tecnologia GENIE foi estreada na Specialized Stumpjumper 15 em 2024 e posteriormente foi introduzida nos modelos Turbo Levo SL. Basicamente está alojada no interior do amortecedor FOX destes modelos, além de agora também estar presente nas novas Turbo Levo de quarta geração. Neste artigo explicamos o que é e como realmente funciona. 

Julio Vicioso

1 minuto

Como funciona a tecnologia GENIE da Specialized

O novo amortecedor GENIE da Turbo Levo de quarta geração tem duas câmaras de ar e a finalidade é óbvia: dotar a bicicleta de um comportamento similar ao de um amortecedor de mola na parte inicial do curso, enquanto a parte final é mais progressiva, para evitar bater no fundo em drops ou saltos mais agressivos. 

A suavidade na primeira parte do curso é de facto similar à proporcionada por um amortecedor de mola, porque consegue gerir um maior volume de ar ao possuir duas câmaras conetadas em vez de uma. 

Ao chegar à parte final do curso (sobretudo nos últimos 30% disponíveis), essa câmara secundária fecha, reduzindo o volume de ar, o que se traduz num comportamento mais progressivo. 

Face a um amortecedor normal, a única diferença é um chassis com um diâmetro maior (para alojar essa segunda câmara), mas sem ser excessivamente volumoso. Além disso, os novos amortecedores da gama Turbo Levo Gen4 têm uma medida standard - 210x55 - o que permite personalizar e, inclusive, montar um amortecedor de mola. 

Neste gráfico podemos ver como é que, na prática, o amortecedor Fox Genie 4 consegue proporcionar mais 11% de curso do que o da Levo 3 no mesmo segmento. Em suma, o amortecedor está mais ativo, o que permite andarmos em segurança, desde que esteja bem ajustado. 

O Genie tem 800 Newton de força (línha amarela) aplicados na roda traseira:

  • A Levo 4 com GENIE FLOAT X chega a 89 mm de curso.
  • A Levo 3 com FOX FLOAT X2 chega a 80 mm de curso

Quanto à parte final do curso, a Levo 4 tem um sistema que evita bater no fundo, sendo necessário aplicar mais 5,7% de força para conseguir esgotar esse curso. Ou seja, para alcançar os 150 mm de curso:

  • Com o GENIE FLOAT X é preciso aplicar 2784 Newton.
  • Com o FOX FLOAT X2 são necessários 2635 Newton.

 

 

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