Suporte de bicicletas traseiro. 4 dicas para cumprires a lei.

São a opção mais cómoda para transportar a bicicleta, mas é necessário cumprir as normativas para evitar multas...
Carlos Pinto
Suporte de bicicletas traseiro. 4 dicas para cumprires a lei.
Suporte de bicicletas traseiro. 4 dicas para cumprires a lei.

Antes de mais, convém dizer que podes consultar a lei completa no Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Mas essencialmente deves ter em conta que a legislação portuguesa transpõe as normativas europeias:

1 - Qualquer suporte de bicicletas externo, se for comprado na Europa, deverá (em princípio) estar homologado, tendo o selo de conformidade CE.

2 - Evita comprar suportes em sites duvidosos, pois alguns desses suportes não estão homologados e não poderão ser usados em Portugal.

3 - Instalar um suporte traseiro de reboque homologado é legal desde que não ultrapasse a parte traseira do veículo mais de 15% em termos de comprimento. Ou seja, se o carro mede 4 metros, não pode sobressair mais de 0,60m na parte traseira.

4 - A bola de reboque deve estar averbada (no documento oficial do veículo), preferencialmente deve ser amovível e deve informar a carga suspensa máxima.

5 - A(s) bicicleta(s) não pode(m) ultrapassar a largura máxima do veículo, excluindo os espelhos.

6 - O suporte, para além de homologado, deve ter uma tomada de 13 pinos e incluir todas as luzes (incluindo de marcha atrás e nevoeiro), bem como base para matrícula.

7 - É aconselhável que o seguro automóvel inclua um atrelado abaixo dos 300 kg.

8 - Apesar de não estar a ser divulgado, é aconselhável utilizar os painéis homologados V20 (riscas vermelhas e brancas). Aliás, na Europa estes suportes devem sempre ser acompanhados de duas destas placas, uma em cada lado, formando as riscas vermelhas uma espécie de "V" invertido.

9 - Se optares por um suporte de bagageira, não é permitido que as luzes do veículo ou a matrícula estejam tapadas. Se isso acontecer terás de adquirir um acessório à parte que inclui essas luzes e a placa de matrícula. Mas nota que as autoridades estão a multar quem possui este tipo de suportes pois, em regra, tapam a visibilidade do vidro traseiro. Opta pelos suportes de bola de reboque homologados. Suporte de bicicletas traseiro. 4 dicas para cumprires a lei.