Novas rodas Reynolds 309 e 289 XC: para o XC moderno
A Reynolds acabou de apresentar as 309/289 XC, umas novas rodas para XC mais largas, com as tecnologias mais recentes, estando disponíveis em quatro versões diferentes.
Carlos Pinto e Miguel Lorenzo
Novas rodas Reynolds 309 e 289 XC: para o XC moderno
O mundo do Cross Country mudou muito nos últimos anos, com os percursos da Taça do Mundo cada vez mais técnicos, o que requer componentes mais robustos e estáveis. As rodas com aros mais largos adaptam-se melhor a este tipo de exigências, permitindo um controlo maior da bicicleta, e fazendo com que seja possível usar pressões mais baixas nos pneus, também eles mais largos.
A Reynolds responde a estas necessidades com as novas rodas 309/289, as quais estão disponíveis em quatro conjuntos diferentes, tendo em comum um design em que a roda dianteira tem 30 mm de largura interna e 28 mm na roda traseira. Este design diferenciado visa dar mais precisão à roda dianteira e um pouco de mais absorção e conforto na traseira. Tudo isto é combinado com um perfil reduzido de 21 mm para compensar a perda de fexibilidade que a maior largura poderia trazer. Além disso, o tipo de enraiamento é diferente na roda dianteira face à traseira. À frente tem 24 raios para maior flexibilidade e leveza e atrás tem 28 raios.
As diferentes versões variam em termos de materiais e cubos. As duas versões topo de gama, as Blacklabel, utilizam aros construídos com a tecnologia utilizada nas rodas de DH da marca. São fabricadas em fibra de carbono, têm garantia vitalícia e adotam as tecnologias IDM (Impact Dispersing Matrix) e MR5.
Um dos modelos Blacklabel utiliza os cubos Hydra patenteados pela Reynolds, fabricados em CNC.
A segunda opção dentro da gama Blacklabel é limitada, e traz de origem cubos Ringlé Super Bubba X anodizados em azul turquesa, em homenagem aos míticos Super Bubba originais. Ambas as rodas trazem raios Sapim CX.
VERSÕES MAIS ECONÓMICAS
Além das versões Blacklabel, a Reynolds criou as versões TR e TRs, para aqueles que possuem um orçamento mais reduzido.
As versões TR e TRs têm o mesmo design e perfil de aro com a tecnologia de construção PR3 que podemos encontrar nas rodas TR e TRs atuais. Os modelos TRs usam raios Sapim CX Delta e cubos MTN com 5º através de 6 linguetes. Por sua vez, os modelos TR usam raios Sapim Sprint, com cabeças em latão e cubos MTN com 10º, através de 4 linguetes.
Estes são os preços da gama (podem sofrer alterações):