Nova Specialized Aethos finalmente apresentada

Era com expetativa que aguardávamos a apresentação oficial da Aethos, uma bicicleta que rompe as regras tradicionais. Descobre porquê, já a seguir...
Carlos Pinto
Nova Specialized Aethos finalmente apresentada
Nova Specialized Aethos finalmente apresentada

Foi durante algumas semanas um dos segredos mais bem guardados da indústria. Apenas um punhado de pessoas em todo o mundo sabia do lançamento deste modelo cuja apresentação chegou a estar agendada. Mas hoje finalmente podemos divulgar este novo lançamento da marca de Morgan Hill que foge um pouco daquilo a que estamos habituados. Não é propriamente uma bicicleta de alta competição, mas sim uma bicicleta para aproveitar o asfalto durante longas horas, sem nos preocuparmos com os watts, ou a velocidade.

Este modelo tem sido desenvolvido durante os últimos anos e - em abono da verdade - os engenheiros da marca nos Estados Unidos e na Alemanha tiveram de quebrar algumas regras ou standards da indústria para levar este projeto avante.

Nova Specialized Aethos finalmente apresentada

Basicamente a Aethos (lê-se ay-thoss) visa proporcionar uma experiência de condução totalmente nova. A expressão Aethos baseia-se na palavra grega “ethos” (que significa “carácter”), e que descreve as crenças ou ideais que caracterizam a comunidade. Neste caso, a comunidade ciclista. O quadro pesa somente 585 gramas, sendo o quadro para travões de disco de produção mais leve alguma vez feito. A Aethos Founder’s Edition pesa 5,9 kg, só para teres uma ideia dos valores. Para reiterar, esta é a bicicleta de travões de disco mais leve alguma vez produzida – e é produzida com peças de fábrica.

Tem espaço para pneus de 32 mm, eixo pedaleiro de rosca BSA e um espigão de selim redondo de 27.2 mm. Os engenheiros reduziram em 11% as camadas de carbono necessárias para construir esta bicicleta, quando comparada com a Tarmac SL6.

Enquanto não recebemos um modelo para testar, poderás conhecer a gama em detalhe clicando AQUI.