Garmin apresenta os radares para ciclistas Varia RVR315 e RTL515

Estes novos radares ajudam o ciclista a ver e a ser visto pelos veículos na estrada. Podem ser conectados diretamente com um smartphone e, através da aplicação Varia, enviar alertas visuais e auditivos quando há proximidade de veículos.
Carlos Pinto
Garmin apresenta os radares para ciclistas Varia RVR315 e RTL515
Garmin apresenta os radares para ciclistas Varia RVR315 e RTL515

A Garmin apresentou dois novos radares de visão traseira (Varia RTL515 e RVR315) que confirmam a importância que esta empresa dá à segurança dos ciclistas que andam na estrada.

Os radares Varia RTL515 e RVR315 surgem com a finalidade de ajudar os ciclistas, proporcionando mais segurança ao poder ver e ser vistos por outros veículos quando se pedala na estrada. Na prática, estes aparelhos avisam o ciclista quando um veículo se aproxima do ciclista até uma distância de 140 metros, e no caso do modelo Varia RTL515, também conta com uma luz traseira que, através da alteração da luminosidade, permite alertar os condutores dos veículos da presença do ciclista até 1,6 km de distância.

Garmin apresenta os radares para ciclistas Varia RVR315 e RTL515

ALERTAS DIRETAMENTE PARA O SMARTPHONE

Ambos podem funcionar através de emparelhamento com o ciclocomputador Edge, mas há uma novidade. Também é possível emparelhar diretamente com um smartphone (através da descarga da aplicação Varia). Nesse sentido, o ecrã do telemóvel pode ser utilizado como ecrã principal e visualizar os diferentes alertas enviados pelo radar Varia, ou manter esta informação em plano secundário, tornando-a visível apenas quando o radar enviar alertas.

Os ciclistas receberão alertas visíveis e audíveis que avisarão quando um veículo se aproximar por trás (até 140 metros de distância), bem como o nível de risco através de um código de cores. No telemóvel aparecerá um aviso em cor verde, que significa que está tudo bem; em âmbar, quando um veículo se aproxima; ou em vermelho, no caso de um veículo que se aproxime em grande velocidade. Além dos alertas visuais, também conta com alertas audíveis e vibração.

Por seu lado, os ciclistas que optem pelo Varia RTL515 possuem uma funcionalidade extra: diferentes modos e intensidades de retroiluminação para rolar de dia ou de noite. Entre eles destaca-se o modo pelotão, que proporciona um feixe de luz de baixa intensidade e, portanto, não prejudica a visibilidade de outros ciclistas enquando andam em grupo.

Garmin apresenta os radares para ciclistas Varia RVR315 e RTL515

COMPATÍVEIS COM APLICAÇÕES DE TERCEIROS

Do mesmo modo, e sempre que se utilizem com um smartphone compatível, o Varia RVR315 e o RTL515 também podem trabalhar com aplicações de terceiros, como o caso do Ride with GPS, o que permite aos ciclistas fazer uma sobreposição dos seus mapas com os alertas de radar de visão traseira.

Outro ponto de destaque nestes radares é o seu design compacto com formato vertical, o que torna muito simples a sua montagem no selim da aioria das bicicletas de estrada e, ao mesmo tempo, permite dispôr de mais espaço livre para as pernas, o que se repercute numa pedalada mais confortável.

Por último, o Varia RVR515 oferece até sete horas de autonomia, enquanto o Varia RTL515 alcança as 16 horas em modo intermitente de dia e até seis horas em modo fixo de noite.

Mais informações sobre todos os produtos Garmin em www.garmin.com.

PVP Varia RVR315: 149,99 euros

PVP Varia RTL515: 199,99 euros