1- O selim é um componente que nunca deve ser escolhido em função da sua estética ou leveza. Os 80 gramas de diferença de peso entre o selim A e o B não vão fazer com que andes mais rápido, mas sim mais confortável.
2- A forma correta de nos sentarmos no selim é obtida quando a maioria do peso recai nos isquios, os conhecidos ossos da pélvis. Esta zona não tem nenhum nervo, portanto a pressão é bastante tolerável.
3- Se a maior parte do peso não estiver concentrado nesta zona a pressão irá parar a outras zonas mais sensíveis, normalmente o períneo.
4- O primeiro passo para pedalar de modo confortável é escolher um selim com a largura e formato adequados. Existem diversos dispositivos que medem a largura dos ísquios, e embora não sejam cem por cento precisos, dão-nos uma ideia. As larguras mais frequentes são 130, 140 ou 150 mm. No caso das mulheres, podem chegar aos 160 ou 170 mm.
5- O formato dos selins também é muito importante, e podem ser classificados em curvos ou planos. Um selim curvo, por mais largo que seja, retira sempre pressão sobre os ísquios em comparação com um selim plano.
6- Os selins denominados "anti-prostáticos" ou com abertura central não fazem o seu papel se não estiverem corretamente colocados ou se não forem da largura adequada.
7- O ângulo do selim também é muito importante, já que a inclinação do mesmo pode fazer com que o ponto de apoio mude. Em regra, recomendamos colocar os selins horizontais para conseguir uma posição estável.
8- Um dos erros típicos dos ciclistas é colocar o selim demasiado alto, o que aumenta a pressão sobre o períneo e impede que o ciclista se sente na parte traseira do mesmo, onde terá um maior apoio dos ísquios.