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8 coisas a ter em conta se vais mudar de selim

O selim costuma ser o componente que mais dores de cabeça dá a quem pratica ciclismo. Bem, na verdade as dores não são na cabeça, mas acho que todos percebem onde queremos chegar. Neste artigo mostramos quais são os fundamentos que devemos ter em conta quando chega a hora de escolher um selim.

YAGO ALCALDE.

8 coisas a ter em conta se vais mudar de selim
8 coisas a ter em conta se vais mudar de selim

1- O selim é um componente que nunca deve ser escolhido em função da sua estética ou leveza. Os 80 gramas de diferença de peso entre o selim A e o B não vão fazer com que andes mais rápido, mas sim mais confortável. 

2- A forma correta de nos sentarmos no selim é obtida quando a maioria do peso recai nos isquios, os conhecidos ossos da pélvis. Esta zona não tem nenhum nervo, portanto a pressão é bastante tolerável. 

3- Se a maior parte do peso não estiver concentrado nesta zona a pressão irá parar a outras zonas mais sensíveis, normalmente o períneo. 

4- O primeiro passo para pedalar de modo confortável é escolher um selim com a largura e formato adequados. Existem diversos dispositivos que medem a largura dos ísquios, e embora não sejam cem por cento precisos, dão-nos uma ideia. As larguras mais frequentes são 130, 140 ou 150 mm. No caso das mulheres, podem chegar aos 160 ou 170 mm. 

5- O formato dos selins também é muito importante, e podem ser classificados em curvos ou planos. Um selim curvo, por mais largo que seja, retira sempre pressão sobre os ísquios em comparação com um selim plano. 

6- Os selins denominados "anti-prostáticos" ou com abertura central não fazem o seu papel se não estiverem corretamente colocados ou se não forem da largura adequada. 

7- O ângulo do selim também é muito importante, já que a inclinação do mesmo pode fazer com que o ponto de apoio mude. Em regra, recomendamos colocar os selins horizontais para conseguir uma posição estável. 

8- Um dos erros típicos dos ciclistas é colocar o selim demasiado alto, o que aumenta a pressão sobre o períneo e impede que o ciclista se sente na parte traseira do mesmo, onde terá um maior apoio dos ísquios. 

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