A Volta a Portugal terá transmissão televisiva assegurada na RTP e voltará a ser organizada pela PODIUM, após um ano de interregno em que foi a Federação Portuguesa de Ciclismo a assegurar a gestão do evento.
As datas já são conhecidas - decorre de 4 a 15 de Agosto - voltando ao formato normal, com um prólogo e dez etapas. Segundo o jornal O JOGO, "terá cinco finais em montanha, o primeiro deles ao quarto dia, pois a terceira etapa, Sertã-Covilhã, será na realidade até à Torre, a primeira das grandes dificuldades de uma corrida que terá pela terceira vez nas últimas quatro edições a Senhora da Graça como "rainha" no penúltimo dia. Este será também o quarto ano consecutivo em que a Torre se sobe na primeira semana, reduzindo o lote de candidatos a suceder a Amaro Antunes (W52-FC Porto) como vencedor."
O Prólogo regressa à capital, seguindo-se um lote de etapas que prometem dureza, com poucas hipóteses para os sprinters, mas boas oportunidades para fugas. Será que a W52 - FC Porto como tem demonstrado nos últimos anos - voltará a dominar a Volta? O tempo o dirá. As quilometragens ainda não são públicas, mas em breve publicaremos uma apresentação detalhada, com um resumo de cada jornada e principais dificuldades.
ETAPAS
- 4 agosto - Prólogo - Lisboa (CRI)
- 5 agosto - 1.ª etapa -Torres Vedras-Setúbal
- 6 agosto - 2.ª etapa - Ponte de Sor-Castelo Branco
- 7 agosto - 3.ª etapa - Sertã-Covilhã
- 8 agosto - 4.ª etapa - Belmonte-Guarda
- 9 agosto - dia de descanso
- 10 agosto - 5.ª etapa - Águeda-Santo Tirso
- 11 agosto - 6.ª etapa - Viana do Castelo-Fafe
- 12 agosto - 7.ª etapa - Felgueiras-Bragança
- 13 agosto - 8.ª etapa - Bragança-Montalegre
- 14 agosto - 9.ª etapa - Boticas-Mondim Basto
- 15 agosto - 10.ª etapa - Viseu (CRI)