comitium

Volta a Espanha 2023 em detalhe: etapas, gráficos, subidas decisivas

A 78ª edição da Volta a Espanha, que se realiza de 26 de Agosto a 17 de Setembro, terá dois contrarrelógios, um por equipas e outro individual, bem como 13 etapas de média e alta montanha, com 10 chegadas em alto.

Revista Ciclismo a fundo

Volta a Espanha 2023 em detalhe
Volta a Espanha 2023 em detalhe

Estivemos na apresentação oficial da Volta a Espanha 2023, numa cerimónia que decorreu em Barcelona. A 78ª edição da prova decorrerá entre o dia 26 de Agosto (sábado) em Barcelona e o dia 17 de Setembro, em Madrid. Resumindo em poucas palavras, o percurso deste ano não dará tréguas aos ciclistas e só quem estiver muito bem preparado física e psicologicamente, sairá vencedor. 

No total a prova terá 3.153,8 km nas suas 21 etapas e terá 11 partidas e 8 chegadas inéditas. O pelotão visitará 9 comunidades autónomas e três países: Espanha, Andorra e França. No total, os ciclistas terão de enfrentar 10 chegadas em alto, com o Angliru e o Tourmalet como dificuldades extremas e cinco dessas chegadas em alto são inéditas na Volta a Espanha (Arinsal, Caravaca de la Cruz, Belagua, Bejes e la Cruz de Linares). Além disso, a prova terá dois contrarrelógios, um por equipas em Barcelona (de 14,6 km) e um individual de 25 km em Valladolid. Como não podia deixar de ser, o pelotão terá pela frente sete etapas de montanha, seis de média montanha, quatro planas e duas planas, mas com chegada em alto. 

Tal como tem acontecido nos últimos anos, o contrarrelógio tem poucos quilómetros e a quilometragem das etapas será bem mais curta (apenas uma supera a barreira dos 200 km, na penúltima jornada, nas imediações da Sierra de Guadarrama). Na prática, o objetivo da empresa que organiza esta prova, a Unipublic, continua a ser o mesmo: manter a emoção até aos últimos dias da prova. 

O arranque inicial da prova será, pela segunda vez na história, em Barcelona. Ainda por cima com um contrarrelógio por equipas de 14,6 km num traçado tipicamente urbano. A segunda etapa partirá de Mataró e a chegada será novamente em Barcelona, nas imediações do Estádio Olímpico Lluís Companys. 

Após estas primeiras etapas em Barcelona, o pelotão rumará a Andorra, onde enfrentará a primeira etapa montanhosa. O Principado vai acolher a primeira chegada em alto inédita desta edição com a subida a Arinsal. Depois, a comitiva seguirá em direção ao sul de Andorra, rumo a Tarragona. 

A Comunidade Valenciana será a protagonista da fase seguinte da Volta. Os ciclistas irão percorrer a província de Castellón numa jornada de média montanha entre Morella e Burriana. A localidade de La Vall d´Uixó será o ponto de partida da etapa seguinte a caminho da dura subida final que estará situada no Observatório Astrofísico de Javalambre. A primeira etapa plana chegará somente na sétima jornada, com um final propício para os sprinters em Oliva (Valência). Segue-se um dia que terminará na exigente subida de Xorret de Catí, na Costa Blanca. 

vuelta

Pedro Delgado e Carlos de Andrés durante a apresentação do percurso. Foto: Alejandro García (EFE)

Antes do dia de descanso, a região de Murcia colocará em sentido os ciclistas numa 9ª etapa que começará na costa, em Cartagena, mas que terminará no interior, mais precisamente em Caravaca de la Cruz. 

A segunda semana de prova começará na província de Valladolid com um contrarrelógio individual plano de 25 km. Depois, o pelotão rumará a oeste (Castilla y León), para visitar Laguna Negra de Vinuesa. 

Zaragoza será a última oportunidade dos sprinters, dado que depois o pelotão vai entrar nos Pirenéus, onde os esperam duras etapas de montanha. A primeira delas é, para nós, a etapa rainha da Volta a Espanha 2023, com as subidas a Portalet, Aubisque, Spandelles e Tourmalet no mesmo dia. Esta etapa terá 4.200 metros de desnível nos seus 134,7 km. No dia seguinte terão de subir Hourcere, Larrau - duas subidas de Categoria Especial - e Larra Belagua. Continuando em Navarra, o pelotão vai deambular em Pamplona e Lekunberri, antes do segundo e último dia de descanso. 

vuelta2

Foto: Unipublic / Sprint Cycling Agency

A dureza não vai baixar na última semana de competição, dado que quem quiser ganhar a prova terá de enfrentar a inédita chegada em alto de Bejes (Cantabria), mesmo antes do colosso Angliru. O Principado das Asturias voltará a definir quem tem capacidade de ganhar a Volta a Espanha, através de mais um final inédito no alto da Cruz de Linares. 

O vento castelhano poderá ser protagonista a caminho de Íscar, e os sprinters que souberem tirar proveito deste facto poderão colher dividendos. A penúltima etapa será explosiva. Será uma espécie de clássica na Sierra de Guadarrama, com 10 subidas de terceira categoria e nada mais nada menos do que 4.300 metros de desnível em 208 km. Será a etapa do tudo ou nada e o vencedor da prova será encontrado, o mais tardar, neste dia. O último dia será a tradicional etapa de consagração do grande vencedor da Volta a Espanha 2023, em Madrid. 

A VOLTA DAS MONTANHAS MÍTICAS 

A montanha terá um grande protagonismo na 78ª edição da Volta a Espanha. Subidas históricas como o Angliru, Xorret de Catí, Javalambre ou Tourmalet, estarão acompanhadas por topos inéditos como Larrau, Larra Belagua e Cruz de Linares.

"Chegar ao Tourmalet será um marco na história da nossa prova e será o grande colosso deste ano, juntamente com o Angliru. Continuamos a procurar novas subidas e foi nessa busca que encontrámos Larra Belagua, Cruz de Linares ou Bejes, bem como outros topos como Larrau ou Issarbe", referiu Javier Guillén, diretor da prova. 

ESTAS SÃO AS 21 ETAPAS

Etapa 1. 26 de Agosto. Barcelona > Barcelona. CRE 14,6 km

etapa 1
 

Etapa 2. 27 de Agosto. Mataró > Barcelona. 181,3 km

etapa 2
 

Etapa 3. 28 de Agosto. Súria > Arinsal.Andorra. 158,5 km

etapa 3
 

Etapa 4. 29 de Agosto. Andorra La Vella. Andorra > Tarragona. 183,4 km

etapa 4
 

Etapa 5. 30 de Agosto. Morella > Burriana. 185,7 km

etapa 5 (1)
 

Etapa 6. 31 de Agosto. La Vall d'Uixó > Observatorio Astrofísico de Javalambre. 181,3 km

etapa 6
 

Etapa 7. 1 de Setembro. Utiel > Oliva. 188,8 km

etapa 7
 

Etapa 8. 2 de Setembro. Dénia > Xorret de Catí. Costa Blanca Interior. 164,8 km

etapa 8
 

Etapa 9. 3 de Setembro. Cartagena > Caravaca de la Cruz. 180,9 km

etapa 9
 

4 de Setembro. Dia de descanso

Etapa 10. 5 de Setembro. Valladolid > Valladolid. CRI 25 km

etapa 10
 

Etapa 11. 6 de Setembro. Lerma > La Laguna Negra. Vinuesa. 163,2 km

etapa 11
 

Etapa 12. 7 de Setembro. Ólvega > Zaragoza. 165,4 km

etapa 12
 

Etapa 13. 8 de Setembro. Formigal. Huesca La Magia > Col du Tourmalet. 134,7 km

etapa 13
 

Etapa 14. 9 de Setembro. Sauveterre-de-Béarn > Larra-Belagua. 161,7 km

etapa 14
 

Etapa 15. 10 de Setembro. Pamplona > Lekunberri. 156,5 km

etapa 15
 

11 de Setembro. Dia de descanso

Etapa 16. 12 de Setembro. Liencres Playa > Bejes. 119,7 km

etapa 16
 

Etapa 17. 13 de Setembro. Ribadesella/Ribeseya > Altu de l'Angliru. 122,6 km

etapa 17
 

Etapa 18. 14 de Setembro. Pola de Allande > La Cruz de Linares. 178,9 km

etapa 18
 

Etapa 19. 15 de Setembro. La Bañeza > Íscar. 177,4 km

etapa 19
 

Etapa 20. 16 de Setembro. Manzanares el Real > Guadarrama. 208,4 km

etapa 20
 

Etapa 21. 17 de Setembro. Hipódromo de la Zarzuela > Madrid. Paisaje de la Luz. 101 km

etapa 21
 

 

Arquivado em:

Percurso da Volta a França 2023 em detalhe

Relacionado

Percurso da Volta a França 2023 em detalhe

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023

Relacionado

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2023

O Diretor da UAE Team Emirates confessou em entrevista que vai dar ao Ayuso o espaço que ele merece por mérito próprio

Relacionado

Matxin: "O João Almeida chegou à Volta a Espanha a 70% das suas capacidades"

Israel Premier Tech e Uno X recebem convite para a Volta a França 2023

Relacionado

Israel-Premier Tech e Uno-X recebem convite para a Volta a França 2023

Volta a França de 2024 vai começar com três etapas em Itália

Relacionado

Volta a França de 2024 vai começar com três etapas em Itália

Evenepoel confirmou que vai participar na Volta a Itália 2023

Relacionado

Evenepoel confirmou que vai participar na Volta a Itália 2023