comitium

Volta ao Algarve deu retorno de 7.6 milhões de euros

Segundo os dados da Federação Portuguesa de Ciclismo, ao fazer uma análise sobre a prova, em 2018 a corrida teve transmissão televisiva em direto para 120 países, tendo sido alvo de 1944 notícias, das quais 1375 publicadas em Portugal. O retorno só em Portugal (Advertising Value Equivalent), segundo dados da Cision, foi de 7,6 milhões de euros.

Volta ao Algarve deu retorno de 7.6 milhões de euros
Volta ao Algarve deu retorno de 7.6 milhões de euros

A Volta ao Algarve é um dos eventos desportivos portugueses com maior impacto mediático, além disso, foi a melhor corrida por etapas do circuito Europe Tour em 2018, segundo os dados da plataforma de estatísticas de referência no ciclismo internacional, ProCyclingStats.com.

A corrida portuguesa de classe 2.HC foi a prova por etapas em todo o Mundo com maior qualidade de corredores presentes na época de 2018, sendo apenas superada por alguns eventos do circuito WorldTour, a Liga dos Campeões do Ciclismo.

Os dados estatísticos foram compilados pelo ProCyclingStats e podem ser confirmados na seguinte ligação: https://www.procyclingstats.com/rankings/me/pcs/races.

O sucesso desportivo da Volta ao Algarve deve-se ao interesse das melhores equipas internacionais, tendo a corrida em 2018 contado com 13 das 18 equipas do WorldTour e com 19 corredores do top 100 mundial, entre os quais Geraint Thomas, que, meses depois, viria a ganhar a Volta a França.

Em 2019 a prova mantém na classe 2.HC e vai realizar-se entre 20 e 24 de fevereiro, com partida em Portimão, concelho que já não recebe a competição desde 2012, ano em que ali terminou a última tirada, com vitória de Bradley Wiggins. O regresso de Portimão acontece no ano em que o concelho foi eleito Cidade Europeia do Desporto.

O percurso de 2019 está ainda a ser desenhado, sendo certo que manterá as mesmas caraterísticas dos últimos anos, oferecendo duas etapas com previsível chegada ao sprint, um contrarrelógio individual e duas chegadas em alto.