comitium

Vem aí uma nova competição de BTT: a UCI Mountain Bike World Series

A União Ciclista Internacional (UCI) e a Warner Bros. Discovery anunciaram esta quarta-feira a criação de uma nova competição: UCI Mountain Bike World Series. Este campeonato de BTT reúne numa só competição a Taça do Mundo de cross-country olímpico (XCO), Taça do Mundo de Maratonas (XCM), Taça do Mundo de Downhill (DHI), Enduro (EDR) e E-enduro (E-EDR).

Vasco Simões

Chegou a UCI Mountain Bike World Series
Chegou a UCI Mountain Bike World Series

Desta forma, e pela primeira vez, as competições de BTT ficam reunidas sob uma única marca, a World Series. O pináculo desta nova estrutura será a Taça do Mundo permitindo que todos os formatos floresçam de forma independente. Dará igualmente exposição extra a atletas e equipas. 

As World Series de BTT da UCI vão também oferecer a oportunidade aos amadores de encontrarem o seu lugar no palco da elite. Algumas corridas de XCM, EDR e E-EDR estarão abertas a amadores pelo que estes aspirantes a profissionais poderão competir lado a lado com os seus heróis. Isto permite abrir um caminho desportivo de alto nível para estes atletas na busca de pontos de qualificação de modo a progredir nas categorias de elite. 

Este alinhamento de formatos e corridas será visto na perfeição em setembro em Les Gets, Morzine e Châtel (França), num festival de 10 dias de ação de BTT. Com provas de todos os formatos e abertas a amadores, o evento pretende ser uma referência para uma nova era do BTT.

Os eventos desta nova competição, como a Taça do Mundo de XCO, XCC e DHI, podem ser vistos em direto e ‘on demand’ através do Discovery+ e da App do Eurosport e ainda no GCN+. Já a Taça do Mundo de XCM, EDR e E-EDR terão programas com o resumo detalhado de cada jornada. Nos próximos meses serão anunciadas mais formas de poder assistir. 

David Lappartient, Presidente da UCI: “A popularidade global do BTT está a aumentar e, ao combinar todos os seus principais formatos, para além de competir com pilotos de elite e amadores numa importante série, aumentaremos o apelo desta disciplina. Com o seu ambiente de festival, mistura de corridas e cobertura em direto expandida, a UCI Mountain Bike World Series oferece uma experiência nova e atrativa para os atletas, fãs e novatos na comunidade de BTT”.

Chris Ball, CEO da ESO Sports: “Ao criar uma única plataforma global que unifica os principais formatos de corrida com o estatuto de Taça do Mundo da UCI pela primeira vez, a nova UCI Mountain Bike World Series permitirá igualmente a integração e crescimento de amadores, de eventos e de um festival para corridas da Taça do Mundo.

 “O nosso objetivo de longo prazo é o de elevar os principais formatos de corrida da Taça do Mundo da UCI, levando os atletas e equipas a um novo patamar. Também queremos manter a capacidade de entreter e envolver os ciclistas de BTT em todos os níveis. O futuro é incrivelmente empolgante e estamos honrados de inaugurar uma nova era do desporto”.

Arquivado em:

Plano de treino para uma Maratona de BTT

Relacionado

Plano de treino para uma Maratona de BTT

UCI divulga o calendário completo da Taça do Mundo de 2023

Relacionado

UCI divulga o calendário completo da Taça do Mundo de 2023

BIKE nº28 já à venda!

Relacionado

BIKE nº28 já à venda!

Contratações 2023

Relacionado

Contratações 2023

Já são conhecidos os locais da Taça do Mundo de BTT em 2023

Relacionado

Já são conhecidos os locais da Taça do Mundo de BTT em 2023