Competição

Van Garderen vai colocar um ponto final na sua carreira após este domingo

O norte americano da EF Education - Nippo, colega de Rúben Guerreiro, vai colocar um ponto final na sua carreira de ciclista profissional após 12 anos e 16 vitórias.

Carlos Pinto

1 minuto

Van Garderen vai colocar um ponto final na sua carreira após este domingo

Após 12 temporadas, a trajetória como ciclista profissional de Tejay Van Garderen chega ao fim. O norte americano, de 32 anos, disputará a sua última prova este domingo, dia 20, no campeonato nacional de estrada dos Estados Unidos da América, que decorrerá em Knoxville, no Tennessee. 

O ciclista esteve duas temporadas ao serviço da equipa satélite da Rabobank, estreando-se como profissional em 2010 na HTC-Columbia, onde obteve resultados de relevo, com apenas 21 anos, como o terceiro posto no Critérium du Dauphiné e o segundo lugar na Volta à Turquia. 

Em 2012 assinou contrato com a BMC Racing Team, onde esteve sete temporadas, até 2018, conseguindo a maioria das suas vitórias como profissional, que ascende a 16. Destacam-se, sobretudo, as vitórias de etapa na Volta a Itália (em 2017), na Volta à Suíça, Volta à Catalunha (duas vezes), Volta à Califórnia, Volta a Utah, Volta à Andaluzia e quatro etapas bem como duas vitórias na geral do USA Pro Challenge, em 2013 e 2014. 

Além disso, terminou em três ocasiões no pódio do Critérium du Dauphiné e participou em 17 Grandes Voltas, acabando 12 delas e em três ocasiões esteve no top-10, com especial menção aos quintos postos alcançados na Volta a França de 2012 e 2014. Em 2012 conquistou a camisola branca de melhor jovem no Tour. 

 

 

Etiquetas:

Relacionados