Van Aert está numa maré de azar. Voltou a sofrer uma queda grave e teve de abandonar a Volta a Espanha após cair na descida de Collada Llomena, no decorrer da 16ª etapa, com chegada nos Lagos de Covadonga.
Van Aert era o líder das classificações por pontos e da montanha e foi vencedor de três etapas nesta edição da Vuelta. O belga sofreu uma queda a 48 km da meta, na perigosa descida de Collada Llomena, quando estava integrado na fuga principal da jornada.
O ciclista ficou bastante queixoso principalmente do joelho, que estava bastante ensanguentado e parou junto ao seu carro de apoio, sendo imediatamente atendido pelos médicos da prova.
Van Aert tem um corte profundo no joelho, que requer cuidados permanentes e não sofreu fraturas, como confirmou a equipa após sair do hospital. O ciclista regressa hoje a casa onde ficará em repouso.
Também estiveram implicados na queda o mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates) e o alemão Felix Engelhardt (Jayco AIUIa), mas ambos continuam em prova.
A sua participação no Campeonato da Europa (que decorre em Limburgo, com a prova de contrarrelógio no dia 11 de Setembro e a prova em linha no dia 15) e no Mundial de Zurique (contrarrelógio no dia 22 de setembro e prova em linha no dia 29) ainda é incerta.