A UAE Team Emirates-XRG com Almeida e Ayuso foi a mais forte no contrarrelógio por equipas de Figueres (24,1 km). A Visma foi a segunda equipa mais rápida e Jonas Vingegaard recuperou a camisola vermelha de líder.
Após quatro etapas em Itália e França, a primeira em solo espanhol deixou diferenças mínimas entre as equipas dos favoritos, com os sete primeiros classificados na janela temporal de 17 segundos. Só três equipas (Caja Rural-Seguros RGA, XDS Astana e Burgos Burpellet BH) cederam mais de um minuto.
𝑨𝒆𝒓𝒐𝒍𝒊́𝒏𝒆𝒂𝒔 𝑼𝑨𝑬 𝑬𝒎𝒊𝒓𝒂𝒕𝒆𝒔 ✈️
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) August 27, 2025
El equipo de Juan Ayuso gana la crono por equipos, con 8'' de ventaja sobre el Visma-Lease a Bike, y Jonas Vingegaard recupera el maillot rojo.
📺🚴♂️ Lo has visto en @Eurosport_ES y @StreamMaxES. #LaVuelta25 pic.twitter.com/oHjk3fgxUG
Este contrarrelógio foi disputado num circuito muito favorável aos especialistas, começando no Teatro Museu de Salvador Dalí, em Figueres. A UAE fez uma média de 56,8 km/h, no segundo ponto de cronometragem tinham o terceiro melhor tempo, mas na parte final os ciclistas conseguiram impôr um andamento mais forte, fazendo com que chegassem à meta quatro ciclistas (João Almeida, Marc Soler, Mikkel Bjerg e Juan Ayuso), assegurando o melhor tempo.
A terceira melhor equipa foi a Lidl-Trek, seguindo-se a Red Bull-BORA (equipa que sofreu um percalço quando Matteo Sobrero bateu na roda do seu companheiro de equipa e caiu), INEOS Grenadiers...
Terrible caída de Matteo Sobrero 🤕#LaVuelta25 pic.twitter.com/Tx0aHwFsCa
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) August 27, 2025
Como as diferenças foram mínimas, e amanhã começam as etapas de montanha, tudo está em aberto. Vingegaard tem 8 segundos de vantagem sobre um lote de três ciclistas da UAE - Juan Ayuso, João Almeida e Marc Soler - e 9 segundos sobre Giulio Ciccone. Os 13 primeiros da geral - contando com Gaudu, Jorgenson, Hindley, Pellizzari, Bernal, Cepeda, Gall e Pidcock - estão na janela temporal dos 30 segundos. No fundo, é um empate técnico antes do primeiro grande teste nas montanhas de Andorra.
Este crono também ficou marcado - extradesportivamente - por um protesto a favor da Palestina. Alguns manifestantes tentaram cortar a estrada durante a passagem dos ciclistas da Israel-Premier Tech, os quais tiveram de travar e perderam alguns segundos.
Protesta en favor de Palestina en la #VueltaRTVE27a al paso del equipo @IsraelPremTech en la crono por equipos de 24 kilómetros en Figueres.
— Teledeporte (@teledeporte) August 27, 2025
📺EN DIRECTO @la2_tve y @rtveplay https://t.co/Z2Lhn6fTon pic.twitter.com/TfG00s0FVf
A etapa de amanhã vai ligar Olot a Andorra (170,3 km) e inclui as subidas de Collada de Sentigosa (3ª categoria), Collada de Toses (1ª categoria), Alto de la Comella (2ª categoria, 4,2 km a 8%) e Pal (1ª categoria, 9,6 km a 6,3%).