Competição

Tour: Simon Yates vence no Maciço Central e camisola amarela muda de mãos

Numa etapa dura com 4.400m de desnível positivo, o britânico da Visma foi o mais forte, batendo Arensman (Ineos) e Healy (EF Education), que passa a envergar a camisola amarela após nova exibição de grande capacidade física nas montanhas. Pogacar e Vingegaard chegaram juntos e voltam a ganhar vantagem face aos seus adversários. 

Fernando Belda. Fotos: Kei Tsuji (Sprint Cycling Agency)

1 minuto

Simon Yates vence no Maciço Central e camisola amarela muda de mãos

Simon Yates e Ben Healy foram os grandes vitoriosos no Maciço Central, a primeira grande incursão na alta montanha da Volta a França. Após dez frenéticas jornadas de muito desgaste, os ciclistas vão ter um dia de descanso em Toulouse. Em todo o caso, o pior ainda está por vir, e a maioria do pelotão já começa a mostrar sinais de alguma debilidade. 

O FILME DA JORNADA

Após vencer a Volta a Itália, o britânico da Visma-Lease a Bike mostrou que mantém o seu bom momento de forma e venceu de forma espetacular no alto de Mont-Dore Puy de Sancy. Yates esteve na principal fuga do dia e ganhou batendo ciclistas de grande nível como Thymen Arensman, Ben Healy, Ben O´Connor, Michael Storer, Joseph Blackmore e Anders Johannessen. Lenny Martínez ficou com a liderança da classificação da montanha e no embate entre Pogacar e Vingegaard, ambos chegaram juntos à meta. 

O esloveno na UAE Emirates atacou na subida final e só o dinamarquês teve capacidade de responder. Aliás, o que vimos hoje vai certamente repetir-se nos próximos dias, dado que os ciclistas vão entrar nos Pirenéus. Na classificação geral, destaque para a perda de tempo de Florian Lipowitz e Matteo Jorgenson (3 segundos), enquanto Remco Evenepoel, Oscar Onley, Primoz Roglic e Tobias Johannessen perderam 6 segundos. 

Foi a terceira vitória de Simon Yates na Volta a França e a 11ª numa Grande Volta. Em todo o caso, o grande vencedor no Maciço Central foi o incansável Ben Healy. O irlandês da EF Education-EasyPost fez mais uma exibição de luxo e embora não tenha sido o vencedor da jornada (nos últimos quilómetros degastou-se excessivamente a tentar a liderança da prova em detrimento de vencer a etapa), ficou com a camisola amarela, como prémio pela sua combatividade. 

Tem 29 segundos de vantagem sobre Tadej Pogacar e é o novo líder da prova. Quanto a Evenepoel, é terceiro da geral, a 1m29, Vingegaard é quarto a 1m46 e Jorgenson é quinto, a 2m06. A partir de quinta feira começa a alta montanha, com etapas muito difíceis onde os ciclistas vão ter de enfrentar o Hautacam (quinta) e Luchon Superbagnéres (sábado), além da cronoesclada de Peyragudes (sexta).

CLASSIFICAÇÕES

 

 

Results powered by FirstCycling.com

Relacionados