Embora Tadej Pogacar, Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel concentrem todas as atenções, para os portugueses - e não só - João Almeida é um dos candidatos a ficar no pódio final em Paris, apesar de ter de trabalhar para o seu chefe de fila. Após vencer a Volta ao País Basco, a Volta à Romandia e a Volta à Suíça, o ciclista de A dos Francos está em grande forma e será certamente um dos protagonistas nas etapas de montanha e nos contrarrelógios. Também Nelson Oliveira, da Movistar, estará presente e será o capitão da equipa espanhola. O luso é um dos mais experientes e será uma peça fundamental na engrenagem da formação WorldTour do país vizinho.
A prova começa já no dia 5 de Julho em Lille e as 21 etapas (3.320 km) serão transmitidas em direto na íntegra na Eurosport e Max.
Este ano há uma grande novidade na transmissão da Volta a França. A plataforma Max - que pertence à Warner Bros Discovery - vai proporcionar a funcionalidade Multi-Screen, portanto os assinantes poderão escolher quatro transmissões em direto. Serão transmitidas imagens dos helicópteros e das motos, portanto será possível seguir ciclistas específicos e acompanhar simultaneamente o grupo da frente, o pelotão e o grupo de trás. Esta funcionalidade também dará apoio às equipas, com atualizações em tempo real para melhorar a análise tática e a segurança durante a corrida.
As imagens serão complementadas com detalhes gráficos como uma análise do impacto aerodinâmico nos ciclistas, o nível de inclinação das subidas e dados da plataforma VeloViewer, que mostra em detalhe o perfil das etapas.
NOVA SÉRIE DOCUMENTAL
O Eurosport e a Max vão estrear uma nova produção original intitulada Cycling Africa – The Rise of African Pro Cycling, com estreia marcada para 20 de julho. Este documentário de uma hora conta a história definitiva do ciclismo no continente africano, em antecipação aos históricos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada da UCI que terão lugar no Ruanda, em setembro – a primeira vez que este evento será realizado em solo africano.
A série explora uma nova geração de ciclistas africanos, desde heróis locais a talentos globais, acompanhando as suas histórias de paixão, esperança e ambição, à medida que o continente avança para um momento decisivo da sua história no ciclismo profissional.
Narrado de forma autêntica por algumas das personalidades mais reconhecidas do ciclismo mundial, o elenco conta com Ashleigh Moolman-Pasio (África do Sul) – oito vezes campeã africana, em ano de despedida dos Mundiais-, Biniam Girmay (Eritreia) – ícone do ciclismo africano, primeiro ciclista africano negro a vencer uma etapa no Tour de France e vencedor da camisola verde em 2023 -, Chris Froome (Grã-Bretanha) – quatro vezes vencedor do Tour de France -, David Lappartient – Presidente da UCI -, e Miria Nantume (Uganda) – estrela emergente, a competir pela primeira vez na Europa -.
Em dezembro, está previsto o lançamento de uma versão especial de 90 minutos nas plataformas de streaming da WBD, com imagens inéditas gravadas no local durante os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de 2025, no Ruanda.
POPULARIDADE EM ALTA RESULTA EM INVESTIMENTO COMERCIAL RECORDE NO CICLISMO
O crescente interesse global no ciclismo levou a WBD a reforçar as suas parcerias publicitárias este ano, com um investimento comercial recorde por parte de cinco marcas de referência que vão ajudar a amplificar as histórias desta corrida histórica e dos seus protagonistas. São elas: Zwift, WHOOP, VELUX, Lidl e Škoda, que terão presença garantida nas transmissões lineares e digitais da WBD, beneficiando de grande exposição e associação à mais prestigiada prova de ciclismo do mundo.
A WBD também desenvolveu internamente uma campanha especial para a Škoda, que será exibida nas plataformas digitais da empresa e conta com a participação de Lisa Brennauer, ex-campeã do mundo, e dos vencedores do Tour de France Andy Schleck e Bernard Hinault, explorando a sua ligação histórica à modalidade.