Tadej Pogacar não tem rivais nesta edição da Volta a França. O esloveno da UAE Team Emirates tem dominado a prova e está claramente alguns furos acima da concorrência.
Após ganhar em Rouen, no Muro de Bretanha e ter dado uma grande demonstração de poder no Hautacam, Pogacar voltou a brilhar na 13ª etapa, uma cronoescalada de 10,9 km em Peyragudes, onde arrasou os seus rivais. Ganhou 36 segundos de vantagem sobre Jonas Vingegaard, 1m20 sobre Primoz Roglic - ciclista que finalmente deu nas vistas -, 1m56 sobre Florian Lipowitz - que se aproxima cada vez mais do terceiro lugar de Remco Evenepoel, 1m58 sobre Luke Plapp, 2m02 sobre Matteo Jorgenson, 2m06 sobre Oscar Onley, 2m22 sobre Felix Gall, 2m35 sobre Kevin Vauquelin e 2m39 sobre Remo Evenepoel, a maior decepção da jornada.
Embora não estivesse no seu terreno ideal, o campeão do mundo e olímpico de contrarrelógio fez um dos piores contrarrelógios dos últimos tempos, tendo sido ultrapassado por Vingegaard - que partiu passados dois minutos -. As coisas estão a ficar complicadas para o belga, dado que na geral tem Lipowitz e Roglic, ambos da Red Bull-BORA, logo atrás.
O domínio de Pogacar foi evidente e perante ciclistas desta envergadura chega a ser constrangerador a diferença de andamento.
Se nada de estranho acontecer até dia 27, Pogacar poderá somar a quarta vitória na Volta a França. O objetivo do esloveno está bem definido: igualar e depois superar as cinco vitórias de Anquetil, Merck, Hinault e Induráin, os grandes mitos da prova francesa. Já soma 21 vitórias de etapa e ainda faltam jornadas de montanha para mostrar a sua superioridade.
Feitas as contas, Pogacar tem 4m07 de vantagem sobre Vingegaard. O terceiro lugar está a ser bem disputado entre pelo menos cinco ciclistas: Remco Evenepoel, Primoz Roglic, Florian Lipowitz, Oscar Onley e Kevin Vauquelin.
Amanhã os ciclistas vão ter uma etapa de altíssima dificuldade com meta em Superbagnéres (uma subida de Categoria Especial de 12,4 km a 7,3%). Antes, os ciclistas terão de subir o Tourmalet (19 km a 7,4%), Aspin (5 km a 7,6%) e Peyresourde (7,1 km a 7,8%).
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com