O norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) ganhou este domingo a primeira etapa nos Pireneus da Volta a França, batendo o espanhol Alejandro Valverde (Movistar). O esloveno Tadej Pogacar manteve a camisola amarela e o colombiano Rigoberto Urán recuperou o segundo posto.
Na sua segunda participação na Volta a França, o ciclista de Colorado, de 26 anos, alcançou a sua segunda vitória numa volta de três semanas, após a conseguida em 2019 na Volta a Espanha.
O espanhol Alejandro Valverde, o mais veterano do pelotão (tem 41 anos), foi segundo a 23 segundos do vencedor.
No grupo dos favoritos, o francês Guillaume Martin (Cofidis), que na véspera se intrometeu na segunda posição da geral após uma fuga, descolou na descida final e acabou por ceder a posição a Urán. O colombiano está a 5m18 de Pogacar, sendo o terceiro o jovem dinamarquês Jonas Vingegaard, a 5m32. Richard Carapaz (o primeiro INEOS) está somente a um segundo.
Destaque para o grande trabalho de Rúben Guerreiro (EF Education-Nippo), que teve permissão da sua equipa para entrar numa fuga que perseguia a dianteira da corrida. O ciclista de Pegões foi quinto na jornada e está em 20º lugar na classificação geral.
Rui Costa (UAE Team Emirates) também esteve em grande nível, no trabalho de apoio ao seu líder, Tadej Pogacar. Só na parte final da corrida, é que o Pogacar ficou sem qualquer ciclista da sua equipa.