O australiano Ben O´Connor ganhou este domingo a 9ª etapa da Volta a França, a primeira chegada em alto da prova, após uma fuga debaixo de muita chuva e frio. Foi a segunda etapa nos Alpes e Tadej Pogacar conseguiu ganhar mais tempo aos seus adversários.
O´Connor (25 anos de idade) não é um desconhecido. Na Volta a Itália do ano passado também ganhou uma etapa, foi oitavo no Dauphiné e sexto na Romandia. Estava na 14ª posição antes do início da etapa, a mais de 8 minutos do líder, mas chegou a ser camisola amarela virtual durante vários momentos da jornada.
Contudo, na última subida o grupo de favoritos reagiu. Primeiro, atacou o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), depois foi Pogacar, ganhando tempo. O até agora segundo classificado, Wout Van Aert, passou dificuldades e perdeu a posição.
Sete ciclistas chegaram fora de controlo, o que prova a dureza da etapa (Bryan Cocquard, Arnaud Démare, Jacopo Guarnieri, Loïc Vliegen, Stefan de Bod, Nic Dlamini e Anthony Delaplace).
Destaque ainda para os portugueses em prova: Rui Costa e Rúben Guerreiro. O ciclista da UAE Emirates é uma peça fundamental no comboio da formação dos Emirados na alta montanha, fazendo um trabalho fenomenal na ajuda a Pogacar.
Por seu lado, o ciclista de Pegões entrou numa fuga de perseguição a O´Connor. Isto demonstra o excelente estado de forma do Rúben, bem como a sua resiliência. Muitos ciclistas perderam tempo e não resistiram à dureza das condições climatéricas, mas o ciclista luso não sucumbiu.
Pogacar continua a ser o líder da prova, seguido de Ben O´Connor a 2m01 e Rigoberto Urán é terceiro, a 5m18.