comitium

Steinhauser atinge o estrelato no Passo Brocon

O alemão de 22 anos da equipa EF Education estreou o seu palmarés desportivo, ganhando a 17ª etapa da Volta a Itália, após uma fuga meritória. Pogacar foi segundo na jornada e voltou a deixar os seus rivais em apuros, aumentando a sua vantagem. 

FERNANDO BELDA. FOTOS: MASSIMO FULGENZI (SPRINT CYCLING AGENCY)

Steinhauser atinge o estrelato no Passo Brocon
Steinhauser atinge o estrelato no Passo Brocon

O alemão Georg Steinhauser (EF Education - EasyPost) é um bom trepador e isso ficou demonstrado na etapa de domingo, onde foi 3º. Hoje estreou o seu palmarés profissional, ganhando isolado no alto de Passo Brocon, depois de rolar quase toda a jornada em fuga. Pogacar voltou a demonstrar a sua enorme superioridade, conseguindo mais 24 segundos de vantagem sobre os mais diretos adversários. Ben O´Connor afasta-se cada vez mais do pódio, ao ceder 41 segundos. 

O "FILME" DA JORNADA

Esta 17ª etapa era curta, mas muito intensa, sem um único metro plano. Os ciclistas enfrentaram mais de 4.000 metros de desnível positivo e cinco montanhas: Passo Sella (8,9 km a 7,4%), Passo Rolle (19,8 km a 4,8%), Passo Gobbera (5,7 km a 6%) e a dupla subida final a Passo Brocon por vertentes distintas (13,3 km a 6,5% e 11,8 km a 6,6%). Logo após a partida surgiram os primeiros ataques. 

Pogacar

Steinhauser fez parte da primeira fuga que era composta por 10 ciclistas. Depois, quando foram absorvidos pelo pelotão, graças ao trabalho da DSM-Firmenich, Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl-Trek) e Steinhauser voltaram a tentar a sua sorte, após a subida de Passo Gobbera. O alemão esperou pelo momento certo, na primeira das subidas a Passo Brocon para deixar o eritreo para trás e foi até à meta isolado. Esta foi a sua primeira vitória como ciclista profissional.  

Steinhauser

Por sua vez, no grupo dos favoritos só nos últimos 3 km surgiram movimentações, após Thyler Arensman (INEOS Grenadiers) ter acelerado. Nessa altura, Ben O´Connor descolou do grupo principal, o que fez com que Daniel Felipe Martínez lançasse um ataque, com Tadej Pogacar a responder à iniciativa do colombiano. Claramente superior, o esloveno foi ganhando vantagem sobre os rivais. 

O camisola rosa cortou a meta a 1m24 de Steinhauser, e a 1m42 chegaram Antonio Tiberi, Geraint Thomas, Daniel Martínez, Einer Rubio e Romain Bardet. O´Connor entrou na linha de meta a 2m23 e afasta-se cada vez mais do pódio final. 

Na classificação geral, Pogacar lidera com 7m42 de vantagem sobre Martínez, 8m04 sobre Thomas e 9m47 sobre O´Connor. 

A etapa de amanhã será mais tranquila, com 171 km entre Fiera de Primiero e Padua, onde os sprinters voltarão a ter protagonismo. 

etapa 18

 

Results powered by FirstCycling.com

Arquivado em:

Pogacar está imparável

Relacionado

Pogacar está imparável! Quinta vitória neste Giro

Mau tempo obriga a modificações na 16ª etapa do Giro

Relacionado

Mau tempo obriga a modificações na 16ª etapa do Giro

Pogacar sentencia o Giro na etapa rainha

Relacionado

Pogacar sentencia o Giro na etapa rainha

Pogacar continua a dominar na Volta a Itália

Relacionado

Pogacar continua a dominar na Volta a Itália

MIchael Woods abandona a Volta a Itália

Relacionado

Michael Woods abandona a Volta a Itália

Percurso da Volta a Itália 2024 em detalhe

Relacionado

Percurso da Volta a Itália 2024 em detalhe