As duras rampas em Harrat Uwayrid (2,9 km a 12%) mostraram as debilidades do pelotão e, sobretudo, quem são os mais fortes nesta fase inicial da temporada. Davide Formolo (UAE Team Emirates), Rúben Guerreiro (Movistar) e Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) deram espetáculo e cortaram a meta alguns segundos à frente de Felix Grosschartner (também da UAE) e 50 segundos à frente de um primeiro grupo perseguidor.
Nos 9 km finais, não houve entendimento no grupo da frente. Formolo não colaborava, dado que pretendia que o seu colega de equipa os apanhasse, o que acabou por acontecer, por isso a vantagem foi-se esvanecendo. No entanto, Buitrago acelerou o ritmo entrando no último quilómetro em destaque, o que deixou o austríaco em apuros, acabando por descair, fazendo com que o duelo fosse entre os três da frente.
Rúben Guerreiro é explosivo e um atacante nato. Por isso, aproveitou a sua ponta final e, a 200 metros da meta, lançou um ataque impiedoso que não teve resposta à altura. O "pistoleiro de Pegões" ganhou, deixando em segundo lugar o italiano e em terceiro o colombiano. Além disso, envergou a camisola verde de líder da prova, quando falta apenas um dia para o final.
Lembramos que esta foi a primeira prova do luso pela Movistar e em termos gerais, esta é a segunda vitória da Movistar esta temporada. Curiosamente as duas vitórias foram proporcionadas pelas novas contratações: Fernando Gaviria na Volta a San Juan e agora Guerreiro no Tour da Arábia Saudita.
Guerreiro tem agora na classificação geral 8 segundos de vantagem sobre Formolo, 9 sobre Buitrago e 16 sobre Grosschartner.
A etapa de amanhã tem 142,9 km e não será fácil, dado que terá uma secção de sterrato com cerca de 7 km a cerca de 35 km da meta, o que pode complicar a vida se alguém furar ou tiver uma queda. Lembramos que Guerreiro vem do BTT, tem boa técnica e sabe defender-se bem.
É a quarta vitória como ciclista profissional (em 2020 ganhou uma etapa na Volta a Itália, em 2022 ganhou o Mont Ventoux Dénivelé Challenge e em 2017 sagrou-se campeão nacional de ciclismo).