A primeira grande chegada em alto do Critérium du Dauphiné serviu para confirmar que Primoz Roglic está em forma e pronto para a Volta a França. Depois de meses de azar, Roglic está de volta e sedento de vitórias. Ganhou no alto de Le Collet d´Allevard, batendo a explosividade de Giulio Ciccone nos últimos metros. Além disso, ganhou uma vantagem de 42 segundos (mais dez de bonificação) sobre Remco Evenepoel, passando a envergar a camisola amarela. Evenepoel não aguentou o ataque do italiano e do esloveno a 3,5 km da meta.
🚀 ¡𝙀𝙩𝙖𝙥𝙖 𝙮 𝙣𝙪𝙚𝙫𝙤 𝙡𝙞́𝙙𝙚𝙧!
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) June 7, 2024
⭐ Roglic le gana la partida a Evenepoel y conquista la 6ª jornada del Critérium du Dauphiné.#LaCasadelCiclismo | #Dauphine pic.twitter.com/06hjbC9e5w
Foi o momento decisivo desta 6ª etapa que só teve emoção nesta subida final a Le Collet d´Allevard de Categoria Especial (11,2 km a 8,1%). Laurens de Plus (INEOS) foi o primeiro a movimentar-se no grupo de favoritos e na sua roda seguiu Aleksandr Vlasov (BORA), que acabou por ser decisivo na vitória e liderança do seu líder Primoz Roglic.
A cerca de 3,5 km da meta apanharam o último sobrevivente da fuga, o trepador francês Romain Gregoire (Groupama-FDJ) e poucos depois (a 2,5 km da chegada) o grupo de favoritos "explodiu" com o ataque de Giulio Ciccone que foi imediatamente respondido por Roglic. Evenepoel (que envergava a camisola de líder da prova) não conseguiu reagir e passou a fazer parte de um terceiro grupo, que tinha como principal trabalhador Mikel Landa. Entre este grupo e a cabeça de corrida (que era composta por Roglic, Vlasov e Ciccone), formou-se um quarteto perseguidor com Jorgenson, Carlos Rodríguez, De Plus e Derek Gee.
Vlasov deu tudo o que tinha pelo seu líder e a cerca de 500 metros da meta encostou, deixando a vitória nas mãos de Roglic que, com mestria, conseguiu bater o italiano. Foi a sua segunda vitória com a BORA-hansgrohe e a 82ª como ciclista profissional.
O terceiro foi Vlasov e o quarto Derek Gee, seguido de Jorgenson, De Plus e Carlos Rodríguez.
Feitas as contas, Roglic tem 19 segundos de vantagem sobre Evenepoel e 50 sobre Matteo Jorgenson.
Amanhã será disputada a etapa rainha entre Albertville e Samoens (153 km), com quatro subidas duras e com chegada no alto de Samoens 2000 (10 km a 9,3%).
Results powered by FirstCycling.com