119 homens de 25 países e 105 mulheres de 26 países competiram nas semifinais do Campeonato do Mundo de Ciclismo Esports UCI, com o objetivo de lutarem por um lugar na grande final que decorrerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 26 de Outubro.
As provas foram transmitidas ao vivo para todo o mundo e as classificativas foram divididas em duas etapas. Ollie Jones, da Nova Zelândia, ficou no primeiro lugar na prova masculina, enquanto Lou Bates da Grã Bretanha triunfou na feminina.
Os ciclistas belgas estarão bem representados na final masculina, com quatro ciclistas a garantirem um lugar na final. Na classificação feminina, as suecas dominaram as posições superiores na tabela e terão seis representantes na final.
Demonstrando que o ciclismo esport (feito num rolo de treino) é global, o Brasil estará representado por Gabriela Guera, a qual terminou em 5º lugar. Hao Zhang, da China, também se classificou, além de outros atletas da Austrália e Nova Zelândia. Na final feminina estarão ciclistas de 11 países e na masculina estarão atletas de 12 nações.
Os 40 ciclistas no total que garantiram uma vaga na final irão a Abu Dhabi no dia 26 de Outubro e vão utilizar rolos de treino Elite Justo 2 testados, calibrados e verificados pela UCI.
Poderás ver os resultados completas das semifinais aqui.
COMO SERÁ A FINAL
A final do Campeonato Mundial de Ciclismo Esports UCI 2024 terá três provas separadas - Sprint, Strategy e All Out -.
A primeira prova, ou seja, a Sprint, será realizada num circuito de 1,7 km e os ciclistas terão 15 minutos para marcar o seu melhor tempo num sprint individual de 300 metros. Este é um evento altamente tático, onde a estratégia e a potência serão primordiais. Durante os 15 minutos, os ciclistas terão a oportunidade de estabelecer o melhor tempo baseando-se em diversas opções: marcar um tempo forte no início, enquanto ainda têm energia, ou esperar até ao último momento para dar tudo e superar o melhor tempo. O ciclista que registar o melhor tempo quando acabarem os 15 minutos, ganhará a maior quantidade de pontos.
Esta prova de sprint é uma das grandes novidades do Campeonato Mundial.
A segunda prova - Strategy - decorrerá num circuito de 9 km com uma subida de 1,5 km. O objetivo é acumular pontos em três momentos diferentes: na base e no topo da subida, e na linha de meta. O melhor trepador não será necessariamente o vencedor, já que todos os ciclistas terão a oportunidade de ganhar acumulando a maior quantidade de pontos ao cruzar a linha de meta.
A terceira prova - All Out - vai ser disputada num circuito criterium de 4 km. Os ciclistas terão de dar quatro voltas e serão atribuídos pontos no final de cada volta, com pontos a dobrar na última volta. No final de cada volta há uma subida curta e empinada com uma pendente máxima de 12%.
Todos os ciclistas vão começar a final com zero pontos. Em ambas as finais, masculina e feminina, o ciclista que acumular mais pontos ao longo das três provas, será coroado Campeão do Mundo de Ciclismo Esports UCI 2024.
Para além do Campeonato do Mundo de Ciclismo Esports UCI, Abu Dhabi vai receber o Campeonato Mundial de Ciclismo Urbano 2024, o Campeonato Mundial de Ciclismo de estrada UCI 2028, o Campeonato Mundial de Granfondo UCI 2028 e o Campeonato Mundial de Pista UCI 2029.