Apesar de ontem Jonas Vingegaard ter arrecadado a camisola amarela, todos notámos que o dinamarquês não estava bem, o que em nada tira o mérito à vitória de João Almeida. Hoje, o dia não podia correr pior ao ciclista da Visma-Lease a Bike. Nesta quinta etapa do Paris-Nice, Vingegaard caiu num dia marcado novamente pelo muito frio e pela elevada quilometragem (203,3 km entre Saint-Just-en-Chevalet e La Côte-Saint-André).
O dinamarquês caiu a meio da etapa, na descida de la Cote de Treves e ficou com um ferimento facial e um corte no lábio, tendo de ser atendido pelo carro de apoio médico. A partir desse momento andou sempre muito recuado no pelotão.
💥🤯 ¡Qué montaña rusa de emociones el final de la 5ª etapa #ParisNice!
— Eurosport.es (@Eurosport_ES) March 13, 2025
🟡⬇️ Vingegaard cede casi 30" tras su caída
👨🏻🦰💪🏼 @MatteoJorg se pone el traje de Jonas
🇵🇹☹️ Almeida no tiene tampoco su mejor día
👦🏻🏆 Y Lenny Martínez remata en un rampón#LaCasaDelCiclismo pic.twitter.com/rhkdLC6gxz
Vingegaard aparentava não estar confortável e isso ficou ainda mais notório na explosiva subida final ao Muro de Notre Dame de Sciez (1,7 km a 11,1% de pendente média, mas com rampas que chegaram aos 18%), onde se desenrolaram os ataques dos favoritos à vitória. Nessa altura, Tobias Foss (INEOS Grenadiers) tinha sido apanhado após uma longa fuga. Logo após o início da subida, Brandon McNulty impôs um ritmo elevado, fazendo com que Vingegaard, Skjelmose, João Almeida, entre outros, ficassem para trás.
A 650 metros da meta, Matteo Jorgenson ficou na frente, levando na sua roda Harol Tejada e Clément Champoussin (ambos da Astana), bem como Lenny Martínez (Bahrain Victorious). Num final a quatro, o trepador francês deu o golpe final a 100 metros da meta numa rampa de 14%. Foi a sua primeira vitória nesta equipa e a sétima como ciclista profissional.
Champoussin, Jorgenson - que recuperou a camisola amarela - e Tejada cortaram a meta passados 3 segundos. Depois, chegou Lipowitz (a 6 segundos), João Almeida (a 7 segundos) e Vingegaard foi 16º, passando a segundo na classificação geral, agora a 22 segundos do seu colega de equipa.
Florian Lipowitz é terceiro da geral a 36 segundos, João Almeida é quarto a 40 e Lenny Martínez sobe ao quinto posto. Ainda falta muita montanha e muito pode mudar nos próximos dias.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com








