comitium

Nino Schurter continua com "fome" de vitórias

Nino Schurter - oito vezes campeão do mundo de XCO - continua motivado e espera amealhar mais uma medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Revista BIKE

nino schurter entrevista
nino schurter entrevista

Dentro de algumas semanas, Nino Schurter - oito vezes Campeão do Mundo de XCO - vai começar oficialmente a temporada de 2021. Durante a pré-temporada, o suíço treinou bastante, esquiou e fez trabalho de ginásio, tendo terminado recentemente um estágio da equipa em Toscana, na Itália. Tivemos a oportunidade de falar com ele por telefone, tendo confessado sentir-se em forma e com muita "fome" de competição. 

Apesar de ser um atleta muito conhecido, é bastante humilde e os êxitos obtidos no passado não mudaram a sua personalidade. Não é o tipo de atleta que fica agarrado aos sucessos do passado, mas sim alguém que está motivado pelo que ainda falta alcançar. 

"Tenho um trabalho de sonho e uma vida de sonho", explicou quando lhe perguntámos como é que consegue manter a motivação nestes tempos de pandemia. "Treino bastante e ando de bicicleta regularmente porque realmente gosto"

Para se preparar para esta temporada, treinou muito tanto na bicicleta de BTT como na de estrada e sempre sozinho, em vez de participar nos estágios da seleção suíça. Ele tem a noção de que nos estágios, por mais cuidado que se tenha, existe sempre perigo, por isso resguardou-se. Além disso, nas concentrações da seleção por hábito o ritmo de treino é muito elevado, o que é contraproducente tendo em conta que estamos numa fase inicial da temporada. Aliás, no BTT este erro é conhecido como "cozinhar antes de tempo", disse-nos Nino Schurter.  

"O segredo do sucesso, embora seja difícil de alcançar, é encontrar a motivação certa. O passado não interessa muito. No entanto, há provas que quero ganhar e objetivos que tenho de assumir", acrescentou o suíço na breve entrevista por telefone. 

Embora as provas da Taça do Mundo ajudem a determinar qual será a equipa nacional suíça de XCO que estará presente em Tóquio, Schurter tem praticamente garantido o seu lugar, excepto se acontecer algum incidente pelo caminho. No seu palmarés já tem uma medalha de ouro obtida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por isso, Nino Schurter diz que já não tem nos seus ombros o peso de ter de ganhar mais uma medalha. No entanto, a ânsia de voltar a competir a nível internacional e ganhar mantém-se. 

"Aproximamo-nos do início da temporada oficial e até posso dar tudo o que tenho para tentar ganhar outra medalha, assumindo o risco. Mas se não ganhar, a vida continua. A pressão que senti depois de 2012 era diferente. Agora, já ganhei muito". 

 

espigão telescópico para xc qual é o curso ideal

Relacionado

Espigão telescópico para XC. Qual é o curso ideal?

Gonçalo Bandeira ganhou a jornada inaugural da Taça de Portugal de DHI 2021

Relacionado

Gonçalo Bandeira domina em S. Brás de Alportel na abertura da Taça de Portugal de DHI

Kate Courtney tem um novo projeto

Relacionado

Kate Courtney tem um novo projeto

Specialized S-Works Epic voltou a ser considerada a Bicicleta do Ano em Portugal

Relacionado

Specialized S-Works Epic voltou a ser considerada a Bicicleta do Ano em Portugal

Os melhores videos