comitium

Magnus Cort vence segunda etapa do Gran Camiño

O dinamarquês Magnus Cort esteve em apuros na última subida ao Alto de San Vicenzo, mas com a ajuda dos seus colegas de equipa na Uno-X Mobility conseguiu ficar bem colocado e acabou mesmo por vencer a segunda etapa, mantendo a liderança da classificação geral.

Fernando Belda. Fotos: Luis Ángel Gómez (Sprint Cycling Agency)

Magnus Cort vence segunda etapa do Gran Camiño
Magnus Cort vence segunda etapa do Gran Camiño

A segunda etapa de O Gran Camiño (entre Marín e A Estrada) percorreu a província de Pontevedra ao longo de 133,1 km. A jornada teve três subidas de terceira categoria, inclundo uma dupla passagem pelo Alto de Vicenzo de 3ª categoria (2,6 km a 7%, com rampas de até 15%). Após o quilómetro 15, pouco antes da subida ao Alto de San Antoñino, Álvaro Sagrado (Illes Balears ArabaY) e Ander Okamika (Burgos Burpellet BH) saíram do pelotão -ambos já tinham sido protagonistas ontem -, junto com o francês Rémi Daumas (Groupama-FDJ). Este trio chegou a ter uma vantagem superior a três minutos. 

Fuga

A Israel - Premier Tech iniciou um trabalho de perseguição aos fugitivos e conseguiu reduzir a desvantagem. Na primeira subida ao Alto de San Vincenzo (a cerca de 46 km da meta), esse pequeno grupo tinha 1m20 de margem. Na frente, Okamika voltou a ser o mais ativo, ampliando a sua vantagem na classificação da montanha. Mas a 18 km do final acabou a sua aventura, mesmo antes do início da segunda subida ao Alto de San Vicenzo, altura em que a corrida ficou completamente partida após o ataque de Derek Gee. 

Derek Gee

Nas rampas mais duras, o ciclista da equipa israelita acelerou o ritmo e só Cepeda, Kron, Vansevenant, Pinganzoli e Rochas conseguiram seguir na sua roda. Magnus Cort (Uno-X Mobility) sofreu muito, mas com a ajuda dos seus colegas de equipa, conseguiu reentrar no grupo dos mais fortes nesta curta, mas exigente subida com rampas de 16% de inclinação. Faziam parte desse grupo Derek Gee, Jefferson Cepeda, Mauri Vansevenant, Davide Pinganzoli, Andreas Kron e Rémy Rochas. 

Não foi só Magnus Cort que conseguiu reentrar, dado que todas as outras equipas obrigaram os seus gregários a trabalhos redobrados. Assim, passaram a ser 35 os ciclistas na frente e na estreita reta em subida para a meta, com os últimos 2 km a 5% de inclinação média e 9% de inclinação máxima, o dinamarquês foi o mais forte, ficando Martin Marcellusi (VF Group-Bardiani) em segundo e Carlos Canal (Movistar) em terceiro. 

Cort já tinha sido o vencedor da primeira jornada, que terminou em Matosinhos e com esta vitória bonificou, aumentando a sua vantagem na classificação geral. Amanhã, os ciclistas terão pela frente um importante contrarrelógio de 15,6 km que vai certamente provocar diferenças no top 10. Feitas as contas, Magnus Cort tem 14 segundos de vantagem sobre Marcellusi e 16 segundos sobre Carlos Canal. Cerca de 20 ciclistas estão a somente 20 segundos, incluindo Gee, Cepeda, Vansevenant, Rochas, Pinganzoli e Kron. 

Uno X

Segunda victoria de Magnus Cort

Lembramos que o contrarrelógio da terceira etapa começa na Ponte Romana de Ourense e termina no Pereiro de Aguiar. Sensivelmente a meio do percurso há uma subida, o Alto de Sabadelle (4,9 km a 5,7%). 

etapa 3

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Arquivado em:

Magnus Cort vence a primeira etapa de O Gran Camiño

Relacionado

Magnus Cort vence a primeira etapa de O Gran Camiño

Antevisão da prova O Gran Camiño

Relacionado

Antevisão da prova O Gran Camiño: percurso, lista de inscritos e favoritos

Jonas Vingegaard vence a Volta ao Algarve

Relacionado

Jonas Vingegaard vence a Volta ao Algarve

António Morgado vence 3ª edição da Figueira Champions

Relacionado

António Morgado vence 3ª edição da Figueira Champions