No primeiro tira teimas da Volta a Itália, Juan Ayuso mostrou que é claramente um dos favoritos à vitória final. O espanhol da UAE Emirates foi o mais forte em Tagliacozzo, na subida final de 12 km a 5,5% de inclinação média, mas com uma secção de 2 km a 10%.
Com o grupo principal reduzido a pouco mais de uma dezena de ciclistas, a aproximação do último quilómetros fez com que surgissem os primeiros ataques dos favoritos: primeiro, foi Giulio Ciccone, depois Egan Bernal... E a 500 metros da meta, Juan Ayuso não deu hipóteses a ninguém, mostrando as primeiras debilidades de Primoz Roglic, incapaz de reagir ao ataque do alicantino. Embora o esloveno da Red Bull-Bora-Hansgrohe tenha tentado a perseguição, não conseguiu apanhá-lo. Foi a primeira vitória de Ayuso numa grande volta, e ainda por cima perante um dos maiores especialistas.
Juan Ayuso cortou a meta com 4 segundos de vantagem sobre Isaac del Toro, seu companheiro de equipa, seguido de Egan Bernal, Primoz Roglic, Giulio Ciccone, Antonio Tiberi, Damiano Caruso e Richard Carapaz. Graças às bonificações, Roglic volta a vestir a camisola rosa, mas Ayuso está a somente 4 segundos. Mads Pedersen, o até agora líder, perdeu tempo nas primeiras rampas da subida final e cortou a meta a mais de 15 minutos.
CLASSIFICAÇÕES:
Results powered by FirstCycling.com