O tiro de partida da Volta a França 2025 foi dado em Lille, cidade que faz fronteira com a Bélgica. Nesta primeira jornada, o ritmo foi altíssimo do primeiro ao último quilómetro, mostrando que todos ainda estão cheios de força e querem estar bem posicionados. Como já se esperava, a jornada foi decidida ao sprint e a Alpecin-Deceuninck, exímia neste tipo de chegadas, fez um trabalho soberbo, colocando Jasper Philipsen numa zona privilegiada, acabando por ganhar facilmente.
Como já se esperava, os nervos provocaram muitas quedas ao longo dos 185 km desta etapa, e a principal consequência foi o abandono de Filippo Ganna (INEOS Grenadiers) e Stefan Bissegger (Decathlon-AG2R La Mondiale). A principal fuga do dia foi composta por Bruno Armirail (Decathlon - AG2R La Mondaile), Benjamin Thomas (Cofidis) e Jonas Rutsch (Intermarché - Wanty).
Esta fuga ganhou uma vantagem confortável e nas subidas pontuáveis, Benjamin Thomas foi o primeiro a passar, assegurando a camisola de líder da montanha. Por sua vez, o pelotão tinha intenções bem claras, ou seja, levar os melhores sprinters para a frente e isso fez com que o ritmo aumentasse, o que fez com que a fuga fosse neutralizada. Depois, a UAE Emirates-XRG, a Visma-Lease a Bike e a Alpecin-Deceuninck colocararam-se à frente da corrida.
A cerca de 20 km da meta o vento fez estragos no pelotão e alguns ciclistas perderam a roda dos da frente. Praticamente todos os líderes estavam no grupo da frente, excepto Remco Evenepoel, Primoz Roglic, Carlos Rodríguez e Santiago Buitrago.
Na frente, a luta pela jornada foi decidida pelos sprinters, com vitória de Philipsen, seguido de Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) e de Soren Waerenskjold (Uno - X - Mobility).
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com