Anders Halland Johannessen (Uno - X - Mobility) acabou de vencer a sua primeira prova de uma semana. O norueguês venceu com 14 segundos de vantagem sobre Felix Grobschartner (UAE Emirates - XRG) e 19 sobre Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek).
Ivo Oliveira (UAE Emirates - XRG) venceu a última etapa após um sprint demolidor.
Esta quinta (e última) etapa tinha 124,1 km entre Litija e Novo Mesto e, como referimos ontem, as cinco subidas pontuáveis fizeram mossa. Surgiram vários ataques até que finalmente uma fuga de seis ciclistas vingou.
Esse grupo de fugitivos resistiu durante as quatro primeiras subidas, no entanto as forças começaram a fraquejar e alguns elementos perderam o contato. Depois, Juan Pedro López atacou em Trska Gora (1,7 km a 9,7%), ganhando alguma vantagem sobre os perseguidores.
O ciclista espanhol parecia bem encaminhado para a vitória, mas a menos de um quilómetro para a meta, o pelotão apanhou o ciclista da Lidl-Trek. Depois, foi a vez dos sprinters se colocarem na dianteira e os mais eficazes foram os da UAE Emirates, que conseguiram colocar Ivo Oliveira numa posição favorável e o luso respondeu com uma arrancada vigorosa, vencendo a jornada, batendo nos metros finais Andrea Bagioli (Lidl-Trek) e Fernando Barceló (Caja Rural-RGA).
Anders Halland Johannessen geriu a etapa com tranquilidade, sempre resguardado pelos seus companheiros de equipa e conseguiu manter a camisola de líder da classificação geral.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com