comitium

Critérium du Dauphiné vai colocar frente a frente Pogacar, Vingegaard e Evenepoel

A prova começa este domingo (8 de Junho) com uma etapa de 189,2 km entre Domerát e Montluçon e terá transmissão em direto no Eurosport 2 e streaming na Max a partir das 13h.

Vasco Simões / Foto: Getty Images

Critérium du Dauphiné vai colocar frente a frente Pogacar, Vingegaard e Evenepoel
Critérium du Dauphiné vai colocar frente a frente Pogacar, Vingegaard e Evenepoel

A temporada de ciclismo entra em velocidade cruzeiro com o arranque do Critérium du Dauphiné 2025, já este domingo, 8 de junho, e o cenário não podia ser mais empolgante: Tadej Pogačar, Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel – os três colossos que dominaram o pódio da Volta a França 2024 – voltam a medir forças nesta corrida mítica que serve de ensaio geral para o Tour.

Com transmissão em direto no Eurosport e Max, a 77.ª edição da prova francesa promete espetáculo do primeiro ao último quilómetro, atravessando montanhas, vales e desafios que vão testar a forma e a ambição dos principais candidatos à camisola amarela de julho. O percurso abrange 1.201,9 quilómetros, com sete etapas em linha e um contrarrelógio.

Tadej Pogačar chega embalado com importantes triunfos esta época na Volta aos Emirados Árabes Unidos, Strade Bianche, Através da Flandres, Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège, e a motivação de quem já conquistou tudo...mas quer mais. Jonas Vingegaard, que venceu o Dauphiné em 2023, quer provar que está recuperado e pronto para reconquistar Paris, apesar de uma prestação mais discreta esta temporada na qual venceu a Volta ao Algarve e uma etapa na Paris-Nice, prova onde sofreu uma concussão cerebral após uma queda. Já Remco Evenepoel, que iniciou a competição mais tarde com um triunfo em abril na Flèche Brabançonne, um pódio na Amstel Gold Race, e o 5ª lugar na classificação geral da Volta à Romandia, em maio, está decidido a mostrar que tem pedalada para conquistar a camisola amarela em França.

A estes nomes juntam-se ainda corredores em excelente forma como Carlos Rodríguez, Mattias Skjelmose, Santiago Buitrago, Florian Lipowitz e Enric Mas, todos prontos para aproveitar qualquer brecha dos favoritos. Ruben Guerreiro e Nelson Oliveira da Movistar são os únicos portugueses na lista de pré-inscritos para o Critérium du Dauphiné 2025.

Esta edição do Critérium du Dauphiné mistura etapas traiçoeiras com finais explosivos, um contrarrelógio individual de 17,4 km e três dias finais absolutamente decisivos nas altas montanhas dos Alpes. A luta pela geral só deverá ficar decidida mesmo na derradeira etapa, com chegada ao desafiante Plateau du Mont-Cenis.

O Critérium du Dauphiné promete ser uma verdadeira antevisão da Volta a França e uma grande batalha nas duas rodas.

ETAPAS

Etapa 1 – 8 de junho: Domérat – Montluçon, 189,2 km
Etapa 2 – 9 de junho: Premilhat – Issoire, 204,6km
Etapa 3 – 10 de junho: Brioude – Charantonnay 202,8 km
Etapa 4 – 11 de junho: Charmes-sur-Rhône – Saint-Peéray 17,7 km (ITT)
Etapa 5 – 12 de junho: Saint-Priest – Mâcon 182,6 km
Etapa 6 – 13 de junho: Valserhône – Combloux 139,1 km
Etapa 7 – 14 de junho: Grand-Aigueblanche – Valmeinier 1800 132,1km
Etapa 8 – 15 de junho: Val-D’Arc – Plateau du Mont-Cenis 133,8km

Specialized acaba de apresentar a S Works Tarmac SL8 Remco Golden Season

Relacionado

Specialized acaba de apresentar a S-Works Tarmac SL8 Remco Golden Season

Pogacar, Vingegaard e Evenepoel confirmados no Critérium du Dauphiné

Relacionado

Pogacar, Vingegaard e Evenepoel confirmados no Critérium du Dauphiné

Simon Yates sucede a Tadej Pogacar em Roma e Olav Kooij coloca um ponto final no Giro

Relacionado

Simon Yates sucede a Tadej Pogacar em Roma e Olav Kooij coloca um ponto final no Giro