Depois da espetacular etapa de ontem - que teve uma reviravolta na classificação geral após o ataque de longe por parte de Sergio Higuita e Richard Carapaz -, a Volta à Catalunha teve nesta última etapa uma jornada nervosa devido às seis subidas ao Castelo de Montjuic.
Andrea Bagioli (Quick-Step Alpha Vinyl) foi o vencedor, ganhando ao sprint (vinha num grupo com cerca de 20 ciclistas). Sergio Higuita fechou com chave de ouro a sua vitória na geral, acompanhado no pódio por Carapaz (INEOS Grenadiers) e por João Almeida (UAE Team Emirates).
Richard Carapaz não quis terminar a prova sem tentar pela última vez roubar a camisola verde branca a Higuita. A tarefa era complicada, mas o equatoriano tentou na penúltima subida a Montjuic, após uma aceleração prévia de Carlos Rodríguez. O seu ataque dinamitou o grupo principal. Responderam com solidez o líder e Johannessen e, logo atrás, João Almeida, Ayuso, O´Connor, Bagioli e Buitrago. Por sua vez, Nairo Quintana cedeu tempo.
O colombiano Santiago Buitrago atacou na descida e chegou a andar sozinho, mas foi alcançado na última subida, e foi nessa altura que se sucederam ataques de Fernando Barceló, depois Johannessen e Ayuso. Num grupo composto por seis ciclistas - incluindo o "nosso" João Almeida - tudo indicava que a vitória seria decidida entre eles.
Contudo, este grupo entrou num impasse e ao entrar no último quilómetro entraram mais ciclistas. Primeiro foi Nairo Quintana, mas depois surgiram mais um dezena de elementos, perfazendo 20 unidades. Andrea Bagioli ganhou a dianteira nos últimos 100 metros e bateu com autoridade a concorrência.