Nico Denz foi o vencedor da 18ª etapa da Volta a Itália disputada entre Morbegno e Cesano Maderno (144 km). Juan Ayuso abandonou nos quilómetros iniciais, com um olho inchado devido à picada de uma vespa e quanto aos candidatos à geral, preferiram poupar forças para os dias decisivos de alta montanha (sexta e sábado).
O alemão da Red Bull - Bora, de 31 anos, mostrou que se dá bem com os ares da Volta a Itália, dado que em 2023 tinha vencido duas etapas, uma em Rivoli e outra em Cassano Magnago.
Esta etapa foi de transição e contou com uma fuga inicial de 35 ciclistas, incluindo sprinters e roladores de primeira categoria como Pedersen, Van Aert, Vacek, Groves, Van Baarle, Denz... mas esse grupo ficou fracionado a 30 km da meta, após diversos ataques. Na frente ficaram Nico Denz (Red Bull-Bora), Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck), Dries de Bondt (Decathlon AG2R), Daan Hoole (Lidl-Trek), Davide de Pretto (Jayco AIUIa), Alex Edmondson (Picnic PostNL), Mirco Maestri (Polti VisitMalta), Dylan van Baarle (Visma Lease a Bike), Larry Warbasse (Tudor), Filippo Magli (VF Group Bardiani) e Nicola Conci (XDS Astana).
A "locomotiva" alemã da Red Bull-Bora fartou-se de estar neste grupo e a 18 km atacou, não tendo a resposta de ninguém. Aos poucos foi ganhando vantagem, beneficiando da falta de entendimento no grupo dos perseguidores e conseguiu chegar isolado à meta. Foi um tremendo alívio para a equipa Red Bull, devido ao abandono de Primoz Roglic.
Na luta pelos restantes lugares do pódio, Mirco Mastri (Polti VisitMalta) foi segundo, a 1m01 e Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck) foi terceiro. O pelotão chegou passados mais de 13 minutos, liderado pela Q36.5, equipa que foi requisitada para evitar que o pelotão chegasse fora do controlo.
A classificação geral não sofreu alterações nos primeiros postos, portanto Isaac del Toro continua a liderar e amanhã e sábado vai enfrentar duas etapas decisivas de alta montanha onde das duas uma: ou será ferozmente atacado, ou irá atacar, como forma de se defender. Tem 41 segundos de vantagem sobre Richard Carapaz e 51 sobre Simon Yates. Quanto a Derek Gee está a 1m57 e ainda não perdeu a esperança de fazer um brilharete.
Amanhã (sexta feira), a 19ª etapa vai ligar Biella a Champoluc (166 km) e logo ao início os ciclistas vão subir o Croce Serra (de terceira categoria) e depois três colossos de primeira categoria - Col Tzecore, de 16 km a 7,7%; Col Saint Pantaléon, de 16,5 km a 7,2%; e Col de Joux, de 15,1 km a 6,9% - e para finalizar o duro Antagnod, de 9,5 km a 4,5% de inclinação média, mas com rampas que chegam aos 11%! Será um contínuo sobe e desce com um desnível acumulado de 4.950 metros.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com