comitium

Giro: Nico Denz salva as hostes da Red Bull - Bora em dia de abandono de Juan Ayuso

O alemão da Red Bull entrou na fuga e atacou a 18 km da meta, mostrando os seus dotes de grande rolador. Venceu a jornada num dia marcado pelo abandono de Juan Ayuso nos quilómetros iniciais. Na classificação geral tudo permanece inalterado.

FERNANDO BELDA. FOTOS: SPRINT CYCLING AGENCY

Nico Denz salva as hostes da Red Bull   Bora em dia de abandono de Juan Ayuso
Nico Denz salva as hostes da Red Bull Bora em dia de abandono de Juan Ayuso

Nico Denz foi o vencedor da 18ª etapa da Volta a Itália disputada entre Morbegno e Cesano Maderno (144 km). Juan Ayuso abandonou nos quilómetros iniciais, com um olho inchado devido à picada de uma vespa e quanto aos candidatos à geral, preferiram poupar forças para os dias decisivos de alta montanha (sexta e sábado).

O alemão da Red Bull - Bora, de 31 anos, mostrou que se dá bem com os ares da Volta a Itália, dado que em 2023 tinha vencido duas etapas, uma em Rivoli e outra em Cassano Magnago. 

Esta etapa foi de transição e contou com uma fuga inicial de 35 ciclistas, incluindo sprinters e roladores de primeira categoria como Pedersen, Van Aert, Vacek, Groves, Van Baarle, Denz... mas esse grupo ficou fracionado a 30 km da meta, após diversos ataques. Na frente ficaram Nico Denz (Red Bull-Bora), Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck), Dries de Bondt (Decathlon AG2R), Daan Hoole (Lidl-Trek), Davide de Pretto (Jayco AIUIa), Alex Edmondson (Picnic PostNL), Mirco Maestri (Polti VisitMalta), Dylan van Baarle (Visma Lease a Bike), Larry Warbasse (Tudor), Filippo Magli (VF Group Bardiani) e Nicola Conci (XDS Astana).

Fuga

A "locomotiva" alemã da Red Bull-Bora fartou-se de estar neste grupo e a 18 km atacou, não tendo a resposta de ninguém. Aos poucos foi ganhando vantagem, beneficiando da falta de entendimento no grupo dos perseguidores e conseguiu chegar isolado à meta. Foi um tremendo alívio para a equipa Red Bull, devido ao abandono de Primoz Roglic.

Nico Denz

Na luta pelos restantes lugares do pódio, Mirco Mastri (Polti VisitMalta) foi segundo, a 1m01 e Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck) foi terceiro. O pelotão chegou passados mais de 13 minutos, liderado pela Q36.5, equipa que foi requisitada para evitar que o pelotão chegasse fora do controlo.

Mirco Maestri

A classificação geral não sofreu alterações nos primeiros postos, portanto Isaac del Toro continua a liderar e amanhã e sábado vai enfrentar duas etapas decisivas de alta montanha onde das duas uma: ou será ferozmente atacado, ou irá atacar, como forma de se defender. Tem 41 segundos de vantagem sobre Richard Carapaz e 51 sobre Simon Yates. Quanto a Derek Gee está a 1m57 e ainda não perdeu a esperança de fazer um brilharete.

Amanhã (sexta feira), a 19ª etapa vai ligar Biella a Champoluc (166 km) e logo ao início os ciclistas vão subir o Croce Serra (de terceira categoria) e depois três colossos de primeira categoria - Col Tzecore, de 16 km a 7,7%; Col Saint Pantaléon, de 16,5 km a 7,2%; e Col de Joux, de 15,1 km a 6,9% - e para finalizar o duro Antagnod, de 9,5 km a 4,5% de inclinação média, mas com rampas que chegam aos 11%! Será um contínuo sobe e desce com um desnível acumulado de 4.950 metros.

Etapa 19

CLASSIFICAÇÕES

 

Results powered by FirstCycling.com

Arquivado em:

Afonso Eulálio

Relacionado

Afonso Eulálio: estreia de sonho no Giro d'Italia

Carapaz revoluciona o Giro num dia negro para Ayuso e Roglic

Relacionado

Carapaz revoluciona o Giro num dia negro para Ayuso e Roglic

Carlos Verona estreia se a ganhar numa grande volta

Relacionado

Giro: Carlos Verona estreia-se a ganhar numa grande volta

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2025

Relacionado

Estas são as 21 etapas da Volta a Itália 2025

Volta a Itália 2025

Relacionado

Volta a Itália 2025: etapas, principais dificuldades e opinião dos experts