comitium

Fabio Jakobsen ganha etapa inaugural da "Algarvia" ao sprint

O estágio que a equipa Quick-Step Alpha Vinyl Team fez há algumas semanas no Algarve a reconhecer as etapas da prova portuguesa deu os seus frutos, tendo Jakobsen sido o mais forte ao sprint depois de um dia atribulado com duas quedas.

Fabio Jakobsen ganha etapa inaugural da "Algarvia" ao sprint
Fabio Jakobsen ganha etapa inaugural da "Algarvia" ao sprint

O tiro de partida da Volta ao Algarve teve um protagonista bem conhecido de todos. Numa tirada que ligou Portimão a Lagos (199,1 km), o favorito não defraudou as expetativas e comprovou o motivo de ser um dos melhores especialistas ao sprint.

Fabio Jakobsen veio rodado para a "Algarvia" e a sua veia vencedora em Lagos voltou a concretizar-se... pela terceira vez! 

Mas o filme da etapa começou por volta do meio dia em Portimão e cedo se percebeu que a corrida iria ser nervosa. Ritmos distintos (normal numa prova que mescla equipas Continentais, Pro-Continentais e World Tour), bem como um defeso longo fizeram com que a corrida tivesse duas metades. 

A primeira ficou marcada por uma fuga sensivelmente ao quilómetro 17, com os portugueses Fábio Oliveira (ABTF-Feirense), Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mais o espanhol Asier Etxeberria (Euskaltel-Euskadi). 

O quarteto nunca teve grande margem para grandes veleidades, dado que as equipas World Tour controlaram sempre a corrida, não dando mais de 3m30s ao grupo de fugitivos, mas mesmo assim, João Matias conseguiu o seu intento, que era vestir a Camisola Azul, símbolo de líder dos trepadores. 

A segunda metade da corrida ficou marcada por uma queda que reduziu o pelotão a metade, incidindo sobretudo nas equipas portuguesas. Esperava-se de imediato um abrandar de ritmo do pelotão para deixar os elementos que ficaram para trás recolar, mas a verdade é que demorou ainda algum tempo, por isso muitos desgastaram-se em excesso a tentar chegar ao grupo principal. 

A fuga tinha sido entretanto alcançada, mas uma nova queda (a 12,5 km da meta) fez com que a tensão voltasse a dominar o pelotão, tendo alguns ciclistas ficado com cortes e contusões.

O ritmo acelerava rumo a Lagos e as equipas com sprinters fortes lutavam por uma colocação boa, e foi nessa contenda que a equipa de Fabio Jakobsen se viu quase isolada com quatro elementos na reta da meta. Os adversários demoraram a reagir, pelo que Jakobsen só teve de rematar o grande trabalho dos seus colegas, arrecadando assim a primeira Camisola Amarela desta edição da "Algarvia".

JoaoMatias FabioJakobsen RemcoEvenepoel cópia
 

O ciclista alemão Jordi Meeus, da Bora-hansgrohe cortou a meta em segundo lugar, mas os comissários consideraram o seu sprint irregular, por isso, após deliberação, o francês Bryan Coquard da Cofidis ficou oficialmente com o segundo posto. Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) fechou o pódio no terceiro lugar.

No cômputo geral, Jakobsen somou a camisola verde (pontos) à amarela. O seu colega de equipa Remco Evenepoel (que hoje fez um trabalho de grande nível para Jakobsen) vestiu a camisola da juventude e, como referimos antes, João Matias passou a envergar a camisola azul, dos trepadores. 

Destaque ainda para o melhor português nesta etapa, Rui Oliveira (Team UAE Emirates), que terminou na quinta posição. 

Amanhã decorre a segunda etapa, numa tirada entre Albufeira e o Alto da Fóia (em Monchique), com 182,4 km. Será uma etapa para corredores com outras características e veremos como estão os ânimos dos ciclistas lusos após uma etapa tão acidentada.

Arquivado em:

João Rodrigues é baixa de última hora na Volta ao Algarve

Relacionado

João Rodrigues é baixa de última hora na Volta ao Algarve

Volta ao Algarve 2022: etapas, gráficos, equipas, principais candidatos

Relacionado

Volta ao Algarve 2022: etapas, gráficos, equipas, principais candidatos

Confirmado pelotão de luxo na Volta ao Algarve

Relacionado

Confirmado pelotão de luxo na Volta ao Algarve

Calendário nacional de estrada 2022

Relacionado

Calendário nacional de estrada 2022