Com o objetivo bem definido de ganhar na Taça do Mundo e em outras provas importantes, a equipa Giant Factory Off Road reforçou-se com a contratação do Campeão do Mundo de XCO Alan Hatherly e dos corredores de DH Jakob e Dane Jewett, os talentosos irmãos naturais do Canadá.
“Estou orgulhoso do impulso que a equipa está a ter nesta fase", disse Sebastian Boyington, manager da Giant Off-Road Team. "A temporada passada foi ótima, e foi a segunda na qual estivemos no pódio da Taça do Mundo nas duas disciplinas, tanto na categoria elite como em júnior. Graças a novos a e antigos atletas, estamos contentes e damos as boas-vindas aos novos companheiros de equipa".
EQUIPA DE XCO DE ALTO NÍVEL
Alan Hatherly é o atual campeão do mundo elite masculino e o vencedor da Taça do Mundo de XCO, além de medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O polivalente atleta vai representar a Giant nas provas de XC e a Jayco AIUIa nas de estrada. Quanto à estrutura de XCO, será composta por quatro atletas, incluindo Hatherly e os atletas Jens Schuermans (Bélgica), Dario Lillo (Suíça) e Carter Woods (Canadá).
Schuermans fez uma temporada 2024 bastante sólida, com quatro resultados dentro do top-10 na Taça do Mundo, destacando-se um pódio em XCC na prova de Val di Sole (Itália). O belga de 31 anos representou o seu país nos Jogos Olímpicos de Paris, competindo na sua terceira olimpíada, apesar de ter sofrido uma fratura na mão.
Lillo esteve em grande nível na categoria masculina Sub23 em 2024, obtendo três vitórias e oito pódios, acabando a temporada em quarto na classificação geral. Este ano, Lillo - que vai fazer 23 anos em abril - sobe à categoria elite masculina.
Woods foi campeão do Canadá (XCO) em 2023 e também ganhou várias provas da Taça do Mundo na categoria Sub23. O jovem de 23 anos subiu à categoria elite no ano passado. Embora a meio da temporada tenha parado devido a uma doença, regressou no final do ano mais forte e obteve o seu melhor resultado elite, um top15 em Lake Placid (Nova Iorque).
Todos os atletas podem escolher a bicicleta consoante as condições e o terreno: a Anthem 29 de suspensão total para circuitos técnicos e a XTC Advanced SL 29 hardtail para percursos rápidos e pouco exigentes.
REFORÇOS NA EQUIPA DE DH
2024 foi uma época que ficará na memória de todos os que integraram a estrutura de DH da Giant. Não só foi ao pódio várias vezes, como obteve vários títulos nacionais. Este ano, a Giant Factory Off-Road Team reforçou-se com os irmãos Jewett e o objetivo é claro: continuar a senda de vitórias e preparar o futuro. Jakob Jewett é o atual campeão nacional elite do Canadá e o seu irmão mais novo Dane Jewett tem uma margem de progressão enorme. Ambos vão juntar-se a Rémi Thirion (França) e Luke Meier-Smith (Austrália).
Além disso, Jakob, que tem 21 anos, ganhou a prova Canadian Open DH no Crankworx Whistler o ano passado e ficou em segundo no Crankworx de Rotorua (Nova Zelândia).
O seu irmão Dane, de 18 anos, foi bastante consistente na categoria júnior masculina da Taça do Mundo, terminando em quarto na classificação geral. Este ano sobe à categoria elite masculina.
Por sua vez, Thirion será o líder da estrutura. Em 2024 foi duas vezes ao pódio na Taça do Mundo, totalizando nove pódios na sua carreira. Acabou a temporada em 11º na classificação geral.
O outro jovem talento da equipa, Luke Meier-Smith, de 21 anos, ganhou o seu segundo título consecutivo em elites na Austrália e teve uma temporada sólida na Taça do Mundo, destacando-se o 11º lugar nas finais de Mont-Sainte-Anne (Canadá).
Os corredores de DH vão usar maioritariamente a bicicleta Glory Advanced DH, desenvolvida e testada pela equipa nas últimas temporadas.
FOCO NO XC E DH
A Giant Factory Off-Road Team tem um historial de mais de 30 anos. Em 2025 a equipa vai deixar de ter atletas de Enduro. "A equipa foi uma das primeiras a apoiar o Enduro desde que foi lançado o Enduro World Series em 2013", referiu Boyington. "Atualmente, o nível nas provas da Taça do Mundo é extremamente elevado, por isso decidimos focarmo-nos no XC e DH para alcançar os nossos objetivos".
Assim, Youn Deniaud deixa a equipa e Sacha Kim, que até agora fazia parte da estrutura de Enduro, passa a ser embaixador da marca.
PATROCINADORES DA EQUIPA
A equipa vai manter a maioria dos patrocinadores que teve em 2024, incluindo a Fox (suspensões e amortecedores), a Maxxis (pneus) e a Shimano (transmissões, travões e pedais). A própria Giant vai fornecer as rodas, bem como os guiadores, avanços, selins e ferramentas, e a Burgtec vai entregar espigões, selins, entre outros componentes.
Quanto ao vestuário, a equipa continuará a usar roupa da Cuore. A Shimano vai fornecer os sapatos enquanto a 100% fica responsável pelos óculos, goggles e luvas. Os capacetes são fornecidos pela Giant.