Numa edição da Volta a Espanha estranha e complicada para Juan Ayuso, o ciclista da UAE Emirates-XRG já soma duas vitórias, apesar de estar em conflito com a direção da sua equipa. Bateu ao sprint Javier Romo da Movistar em Corrales de Buelna, após ambos terem integrado uma fuga de 52 ciclistas.
Nenhum dos favoritos se movimentou na subida final, já a pensar na dura etapa de amanhã nas Astúrias, com três subidas difíceis e meta no Angliru.
Como o pelotão permitiu o sucesso da fuga, faltava saber qual dos 52 ciclistas seria o vencedor. A UAE Emirates-XRG, apesar do caricato episódio com Juan Ayuso, foi uma das equipas que mais trabalhou para a vitória e Marc Soler fez um excelente lançamento para Juan Ayuso, que levou na sua roda Javier Romo. Na parte inicial, ambos cooperaram e conseguiram manter à distância o francês Brieuc Rolland (Groupama-FDJ), mas nos quilómetros finais, Ayuso não ajudou a puxar na dianteira. Obviamente graças a esta poupança de energias bateu ao sprint Romo na meta.
Foi a segunda vitória de Ayuso nesta edição da Volta a Espanha, e a oitava esta temporada. É também a vitória número 78 da UAE Emirates-XRG este ano, tendo os diretores a ambição de bater o recorde de 85 vitórias obtido pela Columbia-HTC em 2009.
O francês Brieuc Rolland foi terceiro, a 13 segundos e a 17 segundos chegou um grupo com 16 ciclistas, liderado por Victor Campenaerts e Mads Pedersen, que consolida a camisola verde.
O grupo dos favoritos cortou a meta a 6m22, com o líder Jonas Vingegaard a poupar energias para a dura etapa de amanhã onde pretende aumentar a sua vantagem. Lembramos que João Almeida está a 50 segundos e Tom Pidcock está a 56. Seguem-se Torstein Traeen a 1m06 e Felix Gall a 2m16. Bruno Armirail está agora no sexto lugar a 2m23, ficando à frente de Jorgenson, Hindley, Ciccone, Pellizzari e Riccitello, que sai do top-10.
Amanhã será uma das etapas mais importantes desta Vuelta, com a subida ao Angliru (12,4 km a 9,7% de inclinação média, e rampas que atingem 23%). Será uma jornada longa de 202 km e para além do Angliru os ciclistas vão ter de subir La Mozqueta (6,3 km a 8,4%) e El Cordal (5,5 km a 8,8%), ambas de primeira categoria.
CLASSIFICAÇÕES
Results powered by FirstCycling.com