Volta à Arábia Saudita: Rui Costa colocou em cheque a liderança de Bauhaus

Nacer Bouhanni ganhou a etapa de hoje e chegou à liderança, mas Rui Costa esteve outra vez em destaque.
Carlos Pinto Foto: Bettini -
Volta à Arábia Saudita: Rui Costa colocou em cheque a liderança de Bauhaus
Volta à Arábia Saudita: Rui Costa colocou em cheque a liderança de Bauhaus

Rui Costa voltou a demonstrar que está em grande forma, colocando tudo e todos em sobressalto. Não ganhou a etapa, pois o francês Nacer Bouhanni impôs-se ao sprint e, graças às bonificações, converteu-se no novo líder da prova. Amanhã será conhecido o vencedor definitivo e será a última cartada de Rui Costa.

Bouhanni (Arkéa-Samsic) não teve rival no sprint final da 4ª etapa, fruto de um ataque vigoroso a 200 metros da meta, superando Niccolò Bonifazio (Direct Energie) e Yevgeny Gidich (Astana). Phil Bauhaus - que partiu para esta etapa como líder - acabou esgotado após uma jornada de intenso desgaste, não conseguindo intrometer-se na luta pela vitória e acabou em décimo.

Com a vitória de hoje, Nacer Bouhanni soma 66 vitórias e acaba com um jejum de um ano e meio sem ganhar. A última vez que levantou os braços foi na 6ª etapa da Volta a Espanha em 2018. Para além disso, é o primeiro triunfo do ano para a Arkéa-Samsic.

A corrida está a ser decidida ao ritmo das bonificações e os 10 segundos que Bouhanni obteve como vencedor da etapa de hoje colocaram-no diretamente na liderança. Assim, o francês supera em 2 segundos o alemão Bauhaus e em 5 o português Rui Costa.

Amanhã Rui Costa não terá vida fácil pois a etapa é completamente plana e terá de ser bem protegido pela sua equipa. O luso terá de arriscar tudo para tentar ganhar a etapa ou pelo menos bonificar. Em todo o caso, este estado de forma poderá ser um bom indicador para a Volta ao Algarve que se realiza dentro de menos de duas semanas.