Calendário velocipédico 2021

Até agora só estão agendadas quatro provas de ciclismo em 2021, todas elas já registadas pela UCI.
Carlos Pinto / Foto: João Fonseca -
Calendário velocipédico 2021
Calendário velocipédico 2021

A incerteza financeira e pandémica, apesar de já haver uma luz ao fundo do tunel (com o início da campanha de vacinação), tem deixado as suas marcas no mundo do ciclismo a nível geral. Cancelamentos de provas, despedimentos, redução de salários e o abandono de alguns patrocinadores foram denominadores comuns um pouco por todo o mundo. Mas a verdade é que o ciclismo enquanto modalidade tem sido resiliente e têm sido encontradas soluções que permitem olhar com algum otimismo para a temporada de 2021.

No caso do ciclismo português, as principais equipas do pelotão nacional mantêm-se (com algumas mudanças de patrocinadores), mas o calendário provisório de 2021 é por enquanto muito escasso.

Até agora, e convém relembrar que estamos prestes a iniciar a temporada de 2021, apenas estão confirmadas pela UCI em Portugal quatro provas:

  • Volta ao Algarve (17 a 21 de Fevereiro)
  • Clássica da Arrábida (14 de Março)
  • Volta ao Alentejo (17 a 21 de Março)
  • Volta a Portugal (4 a 15 de Agosto)

No caso da Volta ao Algarve, a data coincide com o Tour de Porvenir, com a Volta à Andaluzia (onde estarão muitas das principais equipas a estagiar semanas antes dessa prova) e Tour dos Alpes Maritimes. Além disso, por compromissos com a UCI, as equipas World Tour terão de marcar presença no Tour UAE, que começa precisamente no último dia da Volta ao Algarve. Esperemos que esta aglomeração de provas na mesma data não prejudique a presença de grandes nomes do ciclismo mundial na "Algarvia".