Imagina que estabeleceste um objetivo concreto: chegar na melhor forma possível a uma determinada prova que tinhas vontade de participar. Tiveste sucesso, estavas em plena forma no momento adequado, mas agora que te sentes tão bem com o teu rendimento, queres mais, queres chegar assim a outra prova dentro de um mês. É possível ou estamos a pedir algo impossível?
A boa notícia é que pode ser conseguido, e não é assim tão difícil. A nossa proposta é que nas quatro semanas de transição faças uma mini temporada, ou seja, vás aumentando a intensidade dos treinos à medida que te aproximes da data da prova. E antes, faz uma ou duas semanas em que os treinos devem privilegiar o volume em vez da intensidade.
Na semana a seguir à prova o nosso conselho é que faças uma transição, isto é, que treines pouco e sem nenhuma estrutura em concreto. A seguir, podes fazer uma semana de volume com somente um dia de intensidade para não perder a forma. Depois, o ideal seria planificar 2 semanas de treino incluindo 4 treinos de qualidade, ou seja, incluindo intensidades aproximadas do ritmo de competição.
Durante estas duas semanas de treino de maior intensidade o resto das sessões devem ser a intensidades baixas para não comprometer a recuperação das sessões de alta intensidade.
Por último, planifica uma última semana de treino com pouco volume e alguma intensidade para chegar à corrida descansado.
