Na semana passada, a Pirelli lançou no mercado o modelo P Zero Race TLR RS (Racing Speed), o seu pneu topo de gama para competição em estrada. Este pneu está a ser usado pela equipa Lidl-Trek na Volta a Itália.
Aliás, tanto a equipa masculina como a feminina da Lidl-Trek estão a usar estes pneus desde o início da temporada, mas com a inscrição na lateral "Prototype", e até agora já somaram mais de 70 pódios, incluindo provas prestigiadas, como a Strade Bianche (masculina e feminina), Liège-Bastogne-Liège feminina e Paris-Roubaix (masculina e feminina). Na Volta a Itália que está a decorrer, Jonathan Milan ganhou três etapas com estes pneus, mas também destacamos os triunfos de Juan Pedro López no Tour dos Alpes, de Mads Pedersen na Gent-Wevelgem e Tour de Provence, ou de Elisa Longo Borghini no Tour de Flandres.
O P Zero Race TLR RS é uma versão melhorada do P Race Zero e é fabricado na fábrica da Pirelli em Milão (Bollate). Aliás, poderás ler uma reportagem exclusiva na próxima edição da revista BIKE (nas bancas no início do mês de Junho), na qual mostramos alguns detalhes desta fábrica.
Trata-se de um pneu de elevada performance e foi desenvolvido especificamente para competição. As suas principais características são a elevada aderência em qualquer condição climatérica, a excelente manobrabilidade (em travagem, aceleração e curva), a baixa resistência ao rolamento e o baixo peso.
O P Zero Race TLR RS inclui o novo composto SmartEVO2, uma mistura de polímeros "inteligentes" - ou seja, tratados quimicamente, para potenciar as suas funções - criados para oferecer ao pneu aderência e velocidade.
A tecnologia patenteada da carcaça SpeedCORE é aplicada neste pneus, mas numa versão mais leve. As espessuras da banda de rolamento e as camadas de tecido da estrutura foram revistas com o objetivo de baixar o peso (que é 8% mais baixo do que no P Zero Race TLR) e o atrito (16% inferior se compararmos com o mesmo pneu).
Na prática, este novo pneu é tubeless ready e inclui uma nova base, cuja geometria e estrutura interna é fabricada com uma disposição diferente dos filamentos de kevlar, os quais foram redesenhados de modo a favorecer a compatibilidade do pneu com os aros de nova geração, quer seja com ou sem gancho. A proximidade do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Pirelli em Milão e a renovada fábrica de Bollate permitiu um desenvolvimento mais rápido deste novo pneu. E para tal contaram com a colaboração dos ciclistas profissionais da Lidl-Trek.
Está disponível nas medidas 26, 28, 30 e 32 e poderás encontrá-lo à venda nas melhores lojas a nível nacional.
Poderás encontrar mais informações em pirelli.com.