comitium

XR 2022, a nova suspensão total da Lapierre disponível em duas versões

A marca francesa Lapierre apresentou a nova XR, uma bicicleta de suspensão total com uma geometria moderna disponível em duas versões (XC e Downcountry).

Miguel Lorenzo

XR 2022, a nova suspensão total da Lapierre disponível em duas versões
XR 2022, a nova suspensão total da Lapierre disponível em duas versões

A Lapierre apresentou hoje a sua nova bicicleta de suspensão total para XC e XCM, com duas versões (XC puro ou Downcountry). A nova XR 2022 representa a terceira geração deste modelo e obedece às tendências modernas, ao ter um quadro aligeirado ao máximo por não ter uma articulação traseira, baseando a flexão no carbono. Além disso, tem modificações geométricas adaptadas a percursos mais técnicos e exigentes, embora a eficácia da pedalada também seja uma das suas prioridades. 

lapierre xr
 

GEOMETRIA

As escoras são 8 mm mais curtas, o tubo superior e o reach são mais compridos, o ângulo de selim é mais vertical (entre meio grau e um grau) e o ângulo de direção está consideravelmente mais deitado (entre dois e dois graus e meio). São, na prática, modificações na linha com os designs atuais. 

Por exemplo, o tamanho M da versão XR (100 mm) tem um reach de 450 mm, um comprimento entre eixos de 1.161mm, uma traseira de 435mm, um ângulo de direção de 67 graus e um ângulo de selim de 75,5 graus. 

lapierre xr 2022
 

Quanto ao peso, a poupança é considerável. O quadro é fabricado com fibras Torayca (mais de 300 peças de carbono) e existem duas versões: o quadro standard é 190g mais leve do que o XR anterior, enquanto a versão XR Team é 307g mais leve. 

lapierre xr 2022 10
 

A cinemática do sistema de amortecimento visa a máxima sensibilidade. A traseira é assimétrica com escoras sem tensão estrutural quando o sag ronda os 26%. Ou seja, o quadro em repouco acumula uma tensão nas escoras que se liberta quando nos sentamos na bicicleta, atuando o sag. O design do quadro reduz a amplitude da flexão das escoras a somente 11 mm (a distância que varia entre o pivô principal e a união das escoras com o link). 

lapierre xr flexion
 

As montagens XR trazem uma suspensão e um amortecedor com 100 mm de curso e as versões XRM têm 110 mm atrás, enquanto as suspensões têm 120 mm. 

lapierre xr 2022 19
 

Todas as montagens incluem rodas de 29 polegadas, patilha de desviador traseira UDH, travão post-mount e possibilidade de montar dois bidons. A cablagem é semi-integrada e inclui bloqueio remoto. Tem um Q-Factor de 168 mm, eixo da roda traseira cónico, pneus 2.4" e as versões XRM incluem espigão telescópico.

lapierre xr 5 9 3 799
Lapierre XR 5.9. 3.799 €
lapierre xr 7 9 4 599
Lapierre XR 7.9. 4.599 €
lapierre xr 9 9 6 899
Lapierre XR 9.9. 6.899 €
lapierre xrm 6 9 4 099
Lapierre XRM 6.9. 4.099 €
lapierre xrm 8 9 5 199
Lapierre XRM 8.9. 5.199 €

Poderás saber mais detalhes no distribuidor nacional (Ciclo Coimbrões) ou aqui

Arquivado em:

Aircode DRS, a novidade da Lapierre

Relacionado

Aircode DRS, a novidade da Lapierre

Lapierre revela as novas bicicletas de endurance Pulsium e Pulsium SAT

Relacionado

Lapierre revela as novas bicicletas de endurance Pulsium e Pulsium SAT

Teste: nova Scott Spark 2022

Relacionado

Teste: nova Scott Spark 2022

TESTE Corratec Revolution iLink Proteam (COM VÍDEO)

Relacionado

TESTE Corratec Revolution iLink Proteam (COM VÍDEO)

Powerbar entra numa nova fase

Relacionado

Powerbar entra numa nova fase