A União Ciclista Internacional atualizou o ranking mundial, que tem em conta os resultados de todas as provas UCI dos últimos doze meses. Graças à Volta a Espanha, vários ciclistas subiram bastantes posições, como Jonas Vingegaard, João Almeida, Tom Pidcock, Jasper Philipsen, Juan Ayuso, Jay Vine, Giulio Pellizzari, Jay Hindley, entre outros.
O líder indiscutível continua a ser Tadej Pogacar, que no passado fim de semana regressou à competição no Grande Prémio do Quebec (foi 29º) e no GP de Montreal (foi segundo classificado). O esloveno da UAE Team Emirates-XRG tem 11.235 pontos, e tem uma vantagem confortável sobre os seus perseguidores.
O segundo passa a ser o dinamarquês Jonas Vingegaard, com 5.904,14 pontos, graças à sua vitória na classificação geral da Volta a Espanha (também ganhou três etapas), subindo três posições. O terceiro é o seu compatriota Mads Pedersen, com 5.287,45 pontos, o quarto é Mathieu van der Poel (4.661 pontos) e o quinto é agora João Almeida (4.334,07 pontos), segundo classificado na Volta a Espanha, que conseguiu subir oito posições no ranking mundial.
Também Tom Pidcock subiu bastantes posições, fruto do terceiro lugar na prova espanhola. Passa do 24º posto para o oitavo. Isaac del Toro é sexto, Remco Evenepoel é sétimo, Oscar Onley nono e Giulio Ciccone é o décimo.
Este é o top-20 mundial.
Jasper Philipsen subiu 17 posições e é agora 12º; Juan Ayuso subiu 15 lugares e está no 16º posto (é o melhor espanhol); Felix Gall subiu para o 22º lugar; o vencedor do Grande Prémio de Montreal Brandon McNulty é agora 24º: Jay Vine 30º...
A UAE Team Emirates-XRG lidera coletivamente (tem 33.849,35 pontos), seguida da Visma-Lease a Bike (21.189,98 pontos). Segue-se a Lidl-Trek, a XDS Astana e a Red Bull-BORA-hansgrohe.
A Bélgica é a líder do ranking em termos de países, seguida da Dinamarca, Itália, Eslovénia, Grã-Bretanha e França. Portugal subiu quatro posições e está no 11º lugar, atrás da Espanha.