Há poucas semanas a Decathlon Ford anunciou que a vencedora da Taça do Mundo de 2025, Samara Maxwell, tinha renovado contrato até 2028. Após uma temporada histórica, desapareceu das redes sociais nos últimos meses e agora anunciou que vai fazer uma pausa na sua carreira e só regressará em 2027.
Embora não tenha especificado os motivos que a levaram a tomar esta decisão, circulam rumores de que a atleta está novamente a sofrer de distúrbios alimentares, mais precisamente do síndrome RED-S (Relative Energy Deficiency in Sport). Basicamente trata-se de uma condição que afeta alguns atletas e que consiste numa insuficiência energética que prejudica a sua saúde e desempenho desportivo. A primeira vez que Maxwell foi diagnosticada foi em 2018, quando ainda era adolescente, prejudicando a sua trajetória várias vezes. Desta vez tudo indica que também está a ser afetada por uma acumulação de stress após uma temporada 2025 muito intensa.
O síndrome RED S quase impossibilitou a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris, mas após um período de descanso conseguiu estar presente e terminar a prova. Felizmente nessa altura, tal como agora, contou com o apoio da sua equipa, que respeitou os períodos de pausa e manteve o seu contrato.
