comitium

Taça do Mundo 2025: os nomes que mais se destacaram

Já estamos a contar os dias até a Taça do Mundo regressar em 2026. Mas enquanto isso não acontece, aproveitámos para fazer uma análise dos atletas que mais se destacaram esta temporada.

Miguel Lorenzo

Estes foram, para nós, os melhores na Taça do Mundo em 2025
Estes foram, para nós, os melhores na Taça do Mundo em 2025

Este ano teve momentos muito emocionantes nas provas internacionais de BTT. Destacamos a despedida de Nino Schurter, mas também algumas surpresas e confirmações. Neste artigo fazemos um balanço dos atletas que mais se destacaram ao longo da temporada.

CHRISTOPHER BLEVINS

10 Protagonistas del año. Chris Blevins

Para nós, Chistopher Blevins foi o atleta do ano. O norte-americano teve um início de época espetacular - aliás, tal como toda a equipa Specialized - somando várias vitórias em etapas da Taça do Mundo. Mas a meio da temporada, em algumas provas em solo europeu, o seu rendimento baixou. Em todo o caso, voltou a estar em grande nível nas últimas provas do ano, garantindo a dobradinha na Taça do Mundo (short track e XCO). Este resultado tem também uma importância acrescida, dado que um norte-americano volta a liderar a classificação geral da Taça do Mundo, algo que não acontecia desde os anos 90 do século passado. 

JACKSON GOLDSTONE

10 Protagonistas del año. Jackson Goldstone

No downhill, este foi sem dúvida o ano de Jackson Goldstone. O canadiano - que, lembramos, chegou a representar uma equipa portuguesa há alguns anos - teve uma temporada perfeita, ganhando o Campeonato do Mundo e a Taça do Mundo. A disputa com Loic Bruni foi acesa até ao fim, mas a lesão do francês, que o obrigou a renunciar à descida final em Mont Saint Anne, ditou o rumo dos acontecimentos. Para termos a noção do feito deste jovem atleta, basta lembrar que no ano passado Goldstone - que representava a Santa Cruz Syndicate - passou toda a temporada afastado das pistas devido a uma grave lesão.

JENNY RISSVEDS

10 Protagonistas del año Jenny Rissveds

A sueca Jenny Rissveds teve - de longe - a sua melhor temporada desde que ganhou uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Neste seu primeiro ano na equipa Canyon Collective ganhou o Mundial e o Europeu, arrasando na segunda metade da temporada. Só o início de época algo instável e a regularidade de Samara Maxwell impediram que também vencesse a Taça do Mundo. 

SAMARA MAXWELL

10 Protagonistas del año. Samara Maxwell

A neozelandeza Samara Maxwell começou o ano como a grande surpresa e terminou a temporada como a grande confirmação. Venceu no Brasil e raramente saiu do pódio durante todo o ano, conquistando a Taça do Mundo de XCO não só para si, como para a equipa Decathlon Ford. 

ALAN HATHERLY

10 Protagonistas del año. Alan Hatherly

Apesar de no Mundial todos falarem num nome - Mathieu Van der Poel - Alan Hatherly mostrou que não ganhou esta prova em 2024 por acaso, revalidando o título com uma demonstração de superioridade impressionante. Hatherly conciliou BTT e estrada esta temporada, focando-se somente no BTT algumas semanas antes do Mundial. 

VALENTINA HOLL

10 Protagonistas del año Valentina Holl

Valentina Holl fez novamente a dobradinha, ganhando o Mundial e a Taça do Mundo. Embora o pódio nas etapas da Taça do Mundo tenha sido repartido por diversas atletas, a regularidade e experiência de Valentina Holl garantiram dois títulos importantíssimos. 

GRACEY HEMSTREET

10 Protagonistas del año Gracey Hemstreet

Gracey Hemstreet é a grande revelação da temporada no Downhill. Venceu três etapa da Taça do Mundo - Loudenvielle, Leogang e Les Gets - e foi uma das candidatas a ganhar a classificação geral deste troféu, embora tenha baixado de rendimento nas etapas americanas. 

EVIE RICHARDS

10 Protagonistas del año. Evie Richards

Evie Richards venceu a Taça do Mundo de short track. Num ano dominado por Jenny Rissveds e Samara Maxwell, a terceira mais consistente foi a atleta da Trek Factory Racing. No Mundial, a vitória escapou por pouco, saindo vitoriosa Alessandra Keller. 

LUCA MARTIN

Luca Martin con su compañero Charlie Aldridge

Para além de a Specialized ter um ano inesquecível, a equipa Cannondale também deu nas vistas, especialmente na segunda metade da temporada. Destacamos Luca Martin, que se estreou este ano na equipa e ainda por cima com vitórias na Taça do Mundo de XCO e Short Track. Infelizmente apanhou Covid e não conseguiu participar no Mundial. 

MARTIN VIDAURRE

10 Protagonistas del año Martin Vidaurre

É difícil dar nas vistas quando se está numa equipa com nomes tão fortes como é o caso da Specialized, mas Martin Vidaurre conseguiu. O chileno venceu a Taça do Mundo de Val di Sole e foi bastante regular ao longo da temporada, estando no pódio em várias provas ao longo de 2025, sagrando-se vice-campeão da Taça do Mundo, atrás do seu colega de equipa - e amigo - Christopher Blevins. 

E tu, acrescentarias algum nome? Comenta no nosso facebook ou Instagram. 

Arquivado em:

David Valero despede se da Taça do Mundo de XCO

Relacionado

David Valero despede-se da Taça do Mundo de XCO

Já foi divulgado o calendário da Taça do Mundo de XCM 2026

Relacionado

Já foi divulgado o calendário da Taça do Mundo de XCM 2026

Já está definido o calendário da Taça do Mundo de 2026

Relacionado

Já está definido o calendário da Taça do Mundo de 2026

Já foi divulgado o calendário da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2026

Relacionado

Já foi divulgado o calendário da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2025/2026

Equipa Thömus maxon vai conciliar estrada e BTT para o desenvolvimento dos seus atletas

Relacionado

Equipa Thömus maxon vai conciliar estrada e BTT para o desenvolvimento dos seus atletas

Boavista Futebol Clube apresentou equipa de BTT

Relacionado

Boavista Futebol Clube apresentou equipa de BTT