Foi com alguma surpresa que recebemos a notícia da contratação de Elia Viviani pela Lotto. Lembramos que o sprinter italiano de 36 anos estava sem equipa, dado que o seu contrato com a INEOS Grenadiers terminou em dezembro do ano passado.
"Continuo a querer dar tudo e a lutar pelas vitórias, mas ao mesmo tempo quero transmitir a minha experiência a esta jovem equipa", disse o italino após ser anunciada a sua contratação pela Lotto, onde se vai juntar a um dos melhores sprinters do pelotão, Arnaud De Lie.
Com esta entrada, a Lotto Cycling Team (do escalão ProTeam), passa a ter 26 ciclistas. Elia Viviani é ciclista profissional desde 2010, representou a Liquigas/Cannondale entre 2010 e 2014, depois ingressou na Sky entre 2015 e 2017, rumou para a Quick Step entre 2018 e 2019, esteve na Cofidis em 2020 e 2021 e depois na INEOS Grenadiers entre 2022 e 2024. O seu palmarés é composto por 89 vitórias, no entanto nos últimos anos o seu nível esteve bastante longe dos momentos áureos. Em 2018 foi considerado o melhor sprinter do mundo, graças a quatro vitórias na Volta a Itália e três na Volta a Espanha. A sua última vitória ocorreu em outubro de 2023, na primeira etapa do Tour de Guangxi. Em 2024 não ganhou nenhuma prova em estrada, mas somou duas medalhas em pista, ambas de prata nos Jogos Olímpicos de Paris (Madison) e no Mundial de Ballerup (Eliminação).
Também ganhou a medalha de ouro olímpica no Omnium e foi duas vezes campeão do mundo na prova de Eliminação. Foi campeão de Itália e da Europa de estrada, além de muitos outros êxitos.