Há dois anos, após a Cape Epic, tivemos a oportunidade de analisar em detalhe a bicicleta de Nino Schurter (a Scott Spark) e reparámos num truque que na altura era exclusivo da Scott-Sram, um botão de controlo do espigão telescópico. Visando baixar ao máximo o peso e aproveitando as possibilidades da tecnologia sem fios AXS da SRAM, os mecânicos da equipa decidiram fazer uma alteração ao comando do espigão telescópico RockShox Reverb AXS. Em vez do comando original Reverb, que tem um formato clássico, ou seja, fixado através de uma abraçadeira ao guiador, instalaram um botão SRAM Blips proveniente dos grupos eTap de estrada e triatlo.
Este botão, escondido dentro do punho, é minimalista e comunica com a caixa BlipBox, a qual através de uma emissão sem fios, comunica com o espigão através do sistema AXS. Na Spark de Nino Schurter, a caixa BlipBox está escondida dentro do quadro, mas na Scale que Kate Courtney utilizou no passado fim de semana na Taça do Mundo de XCO em Albstadt, vimos que estava fixada à manete do travão dianteiro. Parece que esta configuração ainda está em fase de protótipo.
Para nós, este sistema tem muitas vantagens, como uma maior discrição, ao ficar totalmente integrado no punho, sendo impossível parti-lo em caso de queda. Mas tem limitações: a instalação é mais complexa e a caixa BlipBox é mais difícil de esconder, se compararmos ao comando original Reverb AXS.
O peso também é uma vantagem:
Botão Blip: 8 gramas.
Caixa BlipBox: 23 gramas.
Comando RockShox Reverb AXS: 83 gramas com a abraçadeira.