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TQ revoluciona o mercado das bicicletas elétricas de estrada

A TQ apresentou um revolucionário motor elétrico para bicicletas de estrada e elétricas que é extremamente compacto e proporciona um apoio natural e praticamente inaudível. 

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TQ revoluciona o mercado das bicicletas elétricas de estrada

A marca alemã TQ apresentou no Eurobike 2025 um sistema revolucionário que redefine o que até agora conhecíamos como uma bicicleta elétrica de estrada ou gravel: o motor TQ-HPR40. 

Este motor pesa somente 1170 gramas, oferece 40 Nm de binário e chega aos 200 watts de potência. É extremamente compacto, tem um sistema de engate quase instantâneo e o apoio é muito natural.  

O resultado é genial: bicicletas elétricas de gravel sem grandes eixos pedaleiros nem tubos diagonais gigantescos; bicicletas elétricas de estrada que parecem ser, soam e se comportam como bicicletas analógicas, tudo isto com o auxílio de um motor para os momentos mais importantes. 

AS QUATRO DESVANTAGENS DAS ELÉTRICAS 

Como todos sabemos, as bicicletas elétricas tradicionais têm quatro grandes problemas: requerem um design específico para encaixar o motor e a bateria, o peso, a sensação de pedalada adulterada e o limite de 25 km/h. 

A TQ desenvolveu um sistema que não altera a elegância das bicicletas de estrada nem exige tubos diagonais volumosos ou pedaleiros diferentes. 

Além disso, o peso e o funcionamento da maioria dos motores das bicicletas elétricas mudam e distorcem as características e cinemática, bem como a sensação de pedalada. 

Mas, mais importante do que isso, se o teu objetivo é pedalar a uma velocidade média de 35 km/h, que sentido faz um sistema que substitui a assistência por resistência a partir dos 25 km/h?

Os engenheiros da TQ tentaram resolver todos esses problemas neste motor patenteado HPR. Como? Usando toda a experiência obtida no desenvolvimento de motores para robots, satélites, estações espaciais e exploradores lunares. 

O seu sistema dispensa peças não essenciais e é tão compacto que praticamente está invisível. Além disso, a sua bateria de 290 Wh não é volumosa, portanto também quase nem nos apercebemos que ela está alojada na bicicleta. 

O sistema tira partido de uma roda livre integrada e de componentes internos que não causam atrito, permitindo ao ciclista circular a mais de 25 km/h sem resistência. 

Além disso, como tem um elevado nível de integração, permite que quase todos os componentes eletrónicos, como as manetes de mudanças, iluminação, sensores e outros periféricos, independentemente do fabricante, se alimentem da bateria principal através de interfaces abertas. 

É possível, por exemplo, usar os botões remotos do guiador para ligar as luzes, personalizar os botões das manetes ou aceder ao menú do ciclocomputador. E, como não podia deixar de ser, é compatível com componentes eletrónicos da Shimano, SRAM, Garmin, Hammerhead, Sigma e Wahoo. 

A QUE TIPO DE CICLISTA SE DESTINA ESTE NOVO SISTEMA? 

O novo TQ-HPR40 permite a criação de bicicletas elétricas que ajudam os ciclistas nas subidas, sem os prejudicar em terreno plano. Proporciona até 200 watts de potência adicional, ajudando os ciclistas nas subidas, mesmo as mais empinadas, permitindo que alguém com mais idade, peso, ou problemas de saúde, consiga acompanhar os seus amigos. 

Também é uma excelente ajuda a todos os que se estão a iniciar no mundo do ciclismo, além de ser um grande apoio para os profissionais naqueles treinos em dias de recuperação. Mesmo que te depares com vento contra ou subidas intermináveis, o HPR estará lá para te ajudar. Segundo a marca, tem uma autonomia que pode chegar aos 130 km com 2.000 metros de desnível. Em todo o caso, não penses que se trata de um motor que te vai permitir subir a Serra da Estrela em alta velocidade sem suar. É um assistente, não um substituto das tuas pernas!

BATERIA

As baterias da TQ são conhecidas pelo seu reduzido tamanho e peso, o que permite desenhar bicicletas elétricas com a mesma cinemática e aspeto das bicicletas analógicas. A nova bateria de 290 Wh não é exceção e foi desenvolvida especificamente para alimentar o motor HPR40 com a máxima eficiência num formato o mais compacto possível. 

Pesa 1460g e oferece a melhor relação peso/capacidade da sua classe graças à maior densidade energética do mercado. Também é possível aumentar a autonomia graças a um extensor opcional de 160 Wh do tamanho de um bidon de água de 500 ml. 

CONTROLO ABSOLUTO

As peças mais pequenas do sistema TQ HPR40 são o controlador e o controlo remoto. O controlo remoto tem vários botões completamente ocultos debaixo da fita, enquanto o controlador está perfeitamente integrado no guiador (na tampa debaixo do drop). Basicamente tem um botão que liga/desliga e alguns Led que mostram a carga da bateria bem como o modo de assistência selecionado. 

Qualquer sistema integrado na bicicleta, como por exemplo um sistema de iluminação, pode ser alimentado diretamente e de forma contínua com a bateria principal. Além disso, os dados relevantes dos sensores, incluindo a potência de entrada, são transmitidos diretamente para o ciclocomputador através de ANT+, o que elimina a necessidade de um medidor de potência independente. 

Uma das grandes vantagens deste sistema, é o facto de evitar o uso de carretos que causam fricção, ruído, desgaste e possível avarias. Por isso, o som, aparência e condução nada tem a ver com os motores tradicionais. 

Por último, uma bicicleta equipada com o HPR40 reage como uma analógica quando a unidade motriz está desengatada, graças a uma roda livre integrada e componentes internos antifolga. 

Poderás encontrar mais informações em: tq-ebike.com.

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