comitium

Start-up de Aveiro produz quadro em carbono para ebike

A Lynx, start-up com sede em Aveiro, está a finalizar a produção de um protótipo funcional de um quadro em compósito de carbono para bicicletas elétricas de montanha.

Start-up de Aveiro produz quadro em carbono para ebike
Start-up de Aveiro produz quadro em carbono para ebike

O core business desta start-up portuguesa é o desenvolvimento de componentes para bicicleta em compósito de carbono, modelação CAD e análise estrutural (CAE), assim como processamento de compósitos por injeção de resina a alta pressão (HP-RTM). Para além disso, produz e testa protótipos funcionais. Neste momento está em processo de finalização de produção de um protótipo funcional de um quadro em compósito de carbono para uma bicicleta de montanha elétrica, com design e produção portuguesas.

A utilização de carbono para a produção de componentes para bicicleta, nomeadamente quadros, é frequentemente utilizada. No entanto, dada a especificidade do material, o processo produtivo tem uma elevada componente manual, o que faz com que o quadro tenha um preço acrescido. Para a produção deste quadro, a Lynx propõe-se utilizar um método de produção híbrido, permitindo diminuir a mão de obra, e aumentar a cadência de produção, fazendo com que o quadro tenha um valor inferior. A Lynx propõe um design do quadro mais arrojado, e diferenciado da concorrência. A apresentação do primeiro protótipo está prevista até ao final do corrente ano. Este projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia.

Fábrica portuguesa que produz quadros em carbono será inaugurada amanhã

Relacionado

Fábrica portuguesa que produz quadros em carbono será inaugurada em Julho

Portuguesa Beeq lança novo modelo ainda mais barato

Relacionado

TESTE Beeq C500 (marca portuguesa)

Já ouviste falar da marca portuguesa ISCA?

Relacionado

Já ouviste falar da marca portuguesa ISCA?